Vacinas contra dengue serão transferidas para Campina Grande e mais nove municípios
As vacinas contra a dengue que não foram utilizadas nos municípios de João Pessoa, Santa Rita e Bayeux (os primeiros que receberam os imunizantes no estado) serão remanejadas para 10 municípios paraibanos. As doses estão perto do vencimento, que deve acontecer no dia 30 de abril.
Vão receber as doses da vacina contra a dengue as seguintes cidades:
Veja também: Câmara aprova prorrogação da Lei de Cotas até 2033
- Alagoa Grande
- Aroeiras
- Cajazeiras
- Campina Grande
- Esperança
- Guarabira
- Itabaiana
- Princesa Isabel
- Pombal
- Sousa
De acordo com a gerente executiva de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Talita Tavares, na terça-feira (2) será feito um alinhamento técnico com os municípios que receberão as doses.
Ainda não foi divulgada uma data exata para aplicação dessas doses nem quantas delas estão disponíveis.
“A distribuição será de forma igualitária, seguindo a população de 10 a 14 anos, para os municípios sinalizados pelo MS. Quanto à quantidade que cada município vai receber, primeiro, serão recolhidas e totalizadas as vacinas excedentes e, a partir daí, divididas entre os 10 municípios contemplados”, disse.
Os municípios que estão cedendo os imunizantes terão as doses repostas pelo Ministério da Educação.
O primeiro lote da vacina contra a dengue, com 37.040 doses, encaminhado pelo Ministério da Saúde (MS), chegou à Paraíba em fevereiro deste ano. Os critérios para a escolha das localidades foram porte populacional, número de casos de dengue nos últimos 10 anos e o número de casos de dengue tipo 2 nesses lugares.
A população alvo para a vacinação são crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos, cuja faixa etária tem alto número de hospitalização por dengue. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. A vacina protege contra a dengue causada pelos sorotipos 1, 2, 3 e 4 do vírus Aedes Aegypti .
Com G1/PB