O período do Carnaval é uma oportunidade para movimentação das atividades de lazer e entretenimento, especialmente as viagens de ônibus pelo país. A época traz também preocupação pela proliferação do transporte clandestino e o aumento de consumo de álcool com riscos para os viajantes das estradas do país. De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), acidentes envolvendo ônibus representam apenas cerca de 4,6% de todos os acidentes rodoviários nas estradas. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a taxa de mortalidade no trânsito cresceu 2,3% em uma década. 

Esses dados não separam os ônibus clandestinos dos regulares. Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), que regula a atividade de transporte público de passageiros no Brasil, o transporte clandestino cresceu 54% no Brasil. Até outubro de 2023, já são cerca de 9.191 autuações nos últimos 4 anos de veículos flagrados em serviço pirata pela agência. Na hora de optar por uma empresa para viajar o passageiro precisa estar ciente dos riscos que corre por muitas razões.

“O transporte público regular é realizado por motoristas profissionais, capacitados, com saúde e exames toxicológicos em dia, em veículos devidamente revisados por mecânicos. Ele também reduz o congestionamento nas estradas. Tudo isso minimiza o risco de acidentes”, ressalta Leticia Pineschi, Diretora de Marketing do Grupo Guanabara.

Por estar presente nas 5 regiões do Brasil, a Guanabara, pelo vigésimo ano consecutivo, monta uma ação de conscientização pelo Carnaval seguro nos principais terminais rodoviários em que opera no país. A ação prevê ativação nos pontos de embarques com atividades lúdicas que chamam a atenção dos viajantes e aproveita-se essa atenção para falar sobre os riscos do transporte clandestino e da importância de se viajar com boas operadoras de transportes que sejam regulares e prezem pela segurança nos serviços. As empresas regulares, como a Guanabara, estão investindo constantemente para oferecer excelência no padrão de conforto e, principalmente, segurança aos clientes.

A operação acontecerá nas salas vip da Guanabara, nas agências e plataformas de embarques dos terminais do Rio de Janeiro, São Paulo, Ribeirão Preto, Juiz de Fora, Brasília, Goiânia, Fortaleza, Natal, João pessoa, Recife, Petrolina, Salvador, Teresina, São Luís, Belém e Curitiba. As atividades variam conforme a localidade e contemplarão apresentações musicais, DJ, café da manhã, maquiador infantil e adulto, serviços de massagem para os viajantes que estão aguardando embarque. 

Na programação estão previstos espaços instagramáveis, distribuição de panfletos e shows de humor que levarão aos viajantes mensagens de utilidade pública sobre o consumo responsável de álcool, prevenção ao assédio no Carnaval (tatuagens serão distribuídas) e, claro, a importância da opção responsável de uma empresa de transporte segura e regular.

Sobre a Guanabara – As viações Expresso Guanabara, Real Expresso, Rápido Federal, UTIL, Sampaio e Brisa passaram a adotar uma única identidade corporativa a partir de 2023: a marca Guanabara. A decisão de fazer esse movimento foi impulsionada, entre outras razões, pelo aumento do portfólio de destinos nacionais, facilitando a identificação do cliente que passa a contar com as diversas categorias de serviços em todos os destinos em que atua no país.

Atualmente, o grupo emprega mais de 5 mil funcionários e atua em praticamente todas as regiões do Brasil (mais de 2mil destinos) predominantemente nos estados de Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará, Pará, Paraíba, Piauí, Maranhão, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Somente em frota, a Guanabara investiu mais de R$ 320 milhões na aquisição de 229 veículos entre os anos de 2022 e 2023. A frota do grupo é composta por ônibus executivos, leito, semi leito e cama, todos equipados com ar condicionado e wi-fi free. Os carros possuem faróis full LED, tomadas USB, wi-fi grátis, geladeiras e opções de categorias executiva, semi leito, leito e leito total.

A Guanabara atende em mais de 2.500 agências de venda pelos terminais rodoviários do país além do e-commerce, possui canais de vendas ainda pelo WhatsApp, Redes Sociais e possui Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) 24 horas. Em 2013 e 2022, a Guanabara foi premiada como a melhor e maior empresa de transporte do Brasil pela OTM Editores, editora brasileira especializada no ramo de transportes. Além disso, todas as empresas do grupo receberam a melhor avaliação em atendimento pelo Reclame Aqui, tanto no padrão de segurança quanto no quesito conforto aos clientes, aliando tudo aos melhores resultados operacionais.

Mais informações – BLNews Comunicação

Beatriz Lima [email protected]

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