A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) divulgou recentemente um levantamento que abrange o período de janeiro a maio de 2023, apresentando o ranking das operadoras com maior número de assinantes nos serviços de internet no Brasil. Os dados revelam que a Vivo lidera o ranking geral de assinantes nos serviços de internet, seguida pela Claro, em segundo lugar, e pela TIM, em terceiro. 

Quando se foca nos serviços específicos de banda larga fixa, a Claro assume a posição principal em número de assinantes (com 20,9%), seguida pela Vivo (14,1%) e Oi (10,2%). Na sequência, vêm EB Fibra (3,2%), Brisanet (2,7%), Desktop (2,1%), Vero (1,8%), Algar (1,7%), TIM (1,7%) e Unifique (1,5%). Outras operadoras com menor porcentagem somam 40,2% – o que mostra a grande diversidade de empresas atuando no mercado. 

Segundo Bernardo Klock, sócio e diretor comercial da WEBK SEO, agência de marketing digital especializada em sites para provedores de internet, este mercado é muito grande, mas extremamente concorrido. 

Sendo assim, em sua avaliação, as empresas devem tentar, ao máximo, ampliar seus canais de aquisição de clientes, como, por exemplo, explorar melhor seu perfil empresarial no Google, desenvolver seu próprio programa de indicações e ter maior presença nos anúncios do Google, além de um site otimizado. 

“Tudo isso, tendo em vista que hoje em dia o cliente que deseja contratar planos de internet, em sua maioria, procura um provedor no digital”, salienta.

Klock acredita que a concorrência beneficia muito os consumidores, pois, com a disputa entre as operadoras, os preços tendem a baixar ou o conteúdo entregue tende a ser mais robusto e de maior qualidade. Além disso, o diretor comercial da WEBK SEO ressalta que quem aparece mais, tem maior chance de captar os assinantes que estão procurando planos de internet.

De acordo com Gisleine Souza, sócia da Telpag Tecnologia, empresa de tecnologia que atua na indicação para provedores de internet para usuários, existem inúmeras estratégias de marketing que podem ser utilizadas para que haja um aumento de vendas contínuo. 

Souza destaca que as empresas que utilizam várias estratégias ganham corpo mais rápido. “Uma estratégia que podemos dar de exemplo e que tem resultados incríveis é a de programa de indicações (MGM – Member Get Member), pois ele pode multiplicar o número de assinantes em um curto período de tempo”, afirma. 

Para ela, essa é uma estratégia poderosa e essencial que pode trazer grandes números em termos de aumento de vendas de planos de internet, adotando a ferramenta e estratégia certas.

Souza considera que, atualmente, em termos de aumento de vendas no mercado de provedores de internet, o ideal é adotar estratégias de venda passiva, como a adoção de um programa de indicações múltiplas bem estruturado. “Este tipo de estratégia tem um potencial gigantesco, pois pode ser aplicada permanentemente, independentemente do tamanho ou localização da empresa”, enfatiza.

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