Em meio a um cenário financeiro dinâmico, os escritórios de investimentos no Brasil experimentam uma ascensão notável nas vendas de consórcios e seguros em 2023. Esse fenômeno é alimentado pela demanda crescente por alternativas financeiras abrangentes e estratégias de proteção aprimoradas.

A Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC) apontou um crescimento expressivo de 20,4% na venda de novas cotas de consórcio no primeiro semestre deste ano. Segundo levantamento da FinanZero, as taxas de juros elevadas, mantendo-se acima de 13% a.a., foram impulsionadores dessa tendência: a busca por consórcios teve aumento de mais de 70% nas buscas online.

Nas assessorias que estruturam a área de gestão de riscos dos escritórios de investimentos, os indicadores acompanham essa expansão. Ainda de acordo com a ABAC, até setembro deste ano, foram comercializados cerca de três milhões de cotas no sistema de consórcio, uma alta de 6.8% ante 2022. O total de crédito soma R$234,9 bilhões, 22.4% a mais na mesma comparação.

Carolina Amorim, sócia-executiva da OneSeg assessoria em seguros, destaca alguns fatores sobre o consórcio, ressaltando a importância de cuidados prévios para uma experiência positiva. “Diante da volatilidade do mercado, consórcios e seguros têm se destacado como escolhas positivas para investidores preocupados com a segurança e o planejamento financeiro de longo prazo,” explica. Segundo Carolina, essa tendência reflete a busca por alternativas que vão além dos investimentos tradicionais, consolidando os escritórios de investimentos como consultores financeiros completos. “Hoje, por exemplo, escritórios de investimentos recém-assessorados pela OneSeg,  atingem vendas mensais de R$3 milhões em cartas. O vislumbre de deixar ‘dinheiro na mesa’ supera qualquer preconceito que o escritório de investimento possa ter”, comenta.

Carolina Amorim acrescenta ainda que a proatividade das corretoras na estruturação de seguros pode ser um diferencial, auxiliando escritórios a oferecerem soluções que atendam às expectativas do mercado atual. “A abordagem centrada no cliente e o foco na satisfação reforçam essa posição de facilitador essencial,” finaliza ela. O aumento expressivo nas vendas de consórcios e seguros nos escritórios de investimentos brasileiros no último ano reflete a busca crescente por estratégias financeiras abrangentes e seguras.

 

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