Hemocentro de Campina Grande/PB realiza ações de incentivo à doação de sangue
O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado nesta quarta-feira (14). Para marcar a data, o Hemocentro de Campina Grande está com uma programação voltada ao estímulo à doação de sangue. A ação integra as atividades do Junho Vermelho.
O mês junino é tido como o mês de conscientização mundial da doação de sangue, e o hemocentro iniciou uma ação educativa realizada na Agência Transfusional do Hospital Universitário Alcides Carneiro e coleta externa, na OAB – Subseção Campina Grande. O cronograma ainda inclui a realização de palestras e campanha externa que seguem até o fim do mês.
“Procuramos intensificar a doação de sangue neste período, porque estamos em pleno mês de festejos juninos em todo o estado e nos aproximando das férias escolares, em julho, quando existe uma baixa procura de doadores. Queremos com essa programação sensibilizar os doadores e os ainda não doadores”, destaca a diretora do Hemocentro CG, Ilmar Facundo.
Os tipos sanguíneos mais raros são os de fator negativo. Geralmente em junho a demanda por hemocomponentes tende a aumentar, e isso ocorre devido ao maior número de acidentes nas estradas e elevado índice de casos de queimaduras, ocasionados pelos fogos de artifícios dos festejos juninos. Diante disso, a instituição alerta para a necessidade de doar sangue nesta época do ano e enfatiza o valor coletivo desse tipo de doação.
Atualmente, o Hemocentro de Campina Grande, que abrange todo o interior do estado, tem 157.470 doadores cadastrados, sendo mais de 53 mil mulheres e quase 104 mil homens. Mensalmente, a instituição registra cerca de 2 mil doações, número considerado insuficiente para a demanda atendida.
Para doar sangue basta estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados do responsável legal); ter mais de 50 kg; estar bem alimentado; ter dormido pelo menos 6 h; não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação; ter intervalo de três meses para homens e quatro para mulheres, entre uma doação e outra; quem teve Covid deve esperar 10 dias após a cura para doar.
Serviço:
O Hemocentro CG fica na Rua Profª Eutécia Vital Ribeiro, s/n.
Bairro do Catolé (próximo ao Terminal Rodoviário)
Funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h.
Sábado e feriados – 7h às 13h.