tagreuters.com2023binary LYNXMPEJ8Q0SG FILEDIMAGE
Foto: REUTERS/Pilar Olivares

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) deu mais 15 dias para as empresas aéreas apresentarem uma proposta de redução no preço das passagens. A divulgação do novo prazo foi feita por meio de nota divulgada pela pasta no fim da tarde desta sexta-feira (24).

A decisão pela prorrogação aconteceu após o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, se reunir com os representantes das principais companhias aéreas brasileiras. O objetivo da reunião era encontrar medidas para baratear os valores das passagens.

A nota divulgada pelo ministério afirma que partiu das companhias o pedido para adiamento da apresentação do plano de ações com medidas que visam diminuir os valores das tarifas.

“[As companhias] estão trabalhando internamente para apresentar algumas propostas que visem à redução do preço das passagens que vem preocupando a todos nós. Estamos torcendo que as companhias aéreas façam esse gesto com a sociedade brasileira, que vem sendo penalizada com algumas passagens que chegam a ser abusivas”, disse o ministro.

No último dia 14 de novembro, o ministro divulgou que havia se reunido com representantes das empresas operadoras, da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para discutir a alta de preços e a situação do setor no Brasil.

Ficou acordado que as empresas elaborariam um plano de ação para tentar reduzir os valores. A proposta deveria ser apresentada hoje. Na ocasião, Silvio Costa reafirmou que o mercado é livre, não pode impor nada, mas que é um trabalho de convencimento, de diálogo, entre o governo e as companhias.

Fonte: CNN Brasil