Veja detalhes da operação.

É realizada nesta sexta-feira (24) uma operação conjunta para combater fraudes durante a realização da Black Friday no comércio de Campina Grande, Agreste da Paraíba. A ação conta com o apoio da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros da Paraíba. O repórter Matheus Farias acompanhou a movimentação na cidade. 

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertou os consumidores sobre o aumento do número de golpes na Black Friday. De acordo com a entidade, é  preciso redobrar a atenção com ofertas muito atraentes, lojas em redes sociais e ter cuidado com cartões.

A Febraban recomenda comprar, de preferência, nos sites conhecidos e verificar a reputação de sites não conhecidos em páginas de reclamações; nunca usar um computador público ou de um estranho para efetuar compras ou colocar os dados bancários; verificar com atenção as formas de pagamento oferecidas pelo e-commerce e desconfiar quando existem poucas opções.

A entidade orienta ainda que os consumidores devem desconfiar das promoções com preços muito menores do que o valor real do produto, e de sites que pedem o preenchimento de formulários com dados pessoais para ter acesso às promoções da Black Friday.

Outra recomendação é o uso de cartões virtuais nas compras online, e a utilização do serviço de avisos de transações disponibilizados pelos bancos, que informam o valor realizado para cada transação, instantaneamente. Se o consumidor for fazer uma compra presencial com cartão, ele deverá sempre conferir o valor na maquininha de cartão antes de digitar a senha.