Design sem nome 2023 11 07T095407.771
O post foi feito nas redes sociais do senador na segunda-feira (6). Foto: Reprodução.

Ao criticar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado no domingo (5), o senador Sergio Moro (União-PR) escreveu incorretamente o nome do exame, que é aplicado anualmente desde 1998, chamando-o de “prova do ENEN”. O post foi feito nas redes sociais do senador na segunda-feira (6). 

Diante da repercussão do post pelos internautas, que ironizam o erro, Moro corrigiu a postagem feita no X (antigo Twitter), colocando o nome correto: Enem. Ao entrar na publicação, aparece uma mensagem que ela foi editada às 20:31 desta segunda.

Design sem nome 2023 11 07T095335.964
Postagem foi feita no X (antigo Twitter). Foto: Reprodução.

Moro não foi o único parlamentar a errar o nome do exame nacional. A ex-senadora Kátia Abreu (Progressistas-TO) também escreveu “ENEN” em uma postagem onde criticava questões da prova. Diferentemente de Moro, Abreu fez outra publicação, pedindo desculpas pelo erro e dizendo que havia ficado “nervosa com o absurdo”.

O deputado federal José Medeiros (PL-MT), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) também não escapou do erro. Segundo ele, um item do “ENEN” demonizava o agronegócio. Medeiros também escreveu “porquê” incorretamente. O certo seria “Por que isso é importante”.