Prêmio Japão 2025: dois cientistas de EUA e Espanha foram premiados

A Japan Prize Foundation anunciou os vencedores do Prêmio Japão 2025 às 13h do dia 22 de janeiro de 2025. O prof. Russell Dean Dupuis (EUA) foi agraciado com o Prêmio Japão nas áreas de Ciência e Produção de Materiais, enquanto o prof. Carlos M. Duarte (Espanha) foi agraciado com o Prêmio Japão nas áreas de Produção Biológica, Ecologia/Ambiente.

Para o Prêmio Japão deste ano, o prof. Dupuis está sendo reconhecido por suas distintas contribuições para o desenvolvimento da tecnologia de deposição de vapor químico metalorgânico para dispositivos eletrônicos e optoeletrônicos semicondutores compostos, e pela contribuição pioneira para sua comercialização em larga escala. Já o prof. Duarte está sendo reconhecido por sua contribuição para nossa compreensão dos ecossistemas marinhos em uma Terra em transformação, especialmente por meio de pesquisas pioneiras sobre carbono azul.

Para o Prêmio Japão 2025, a Fundação solicitou a cerca de 15,5 mil cientistas e engenheiros proeminentes do mundo todo que indicassem pesquisadores que trabalhassem nas áreas deste ano. Recebemos 149 indicações para as áreas de Ciência e Produção de Materiais e 72 indicações para as áreas de Produção Biológica, Ecologia/Ambiente. Os vencedores deste ano foram selecionados entre um total de 221 indicados.

Sobre o Prêmio Japão

A criação do Prêmio Japão em 1981 foi motivada pelo desejo do governo japonês de criar um prêmio com reconhecimento internacional que contribuiria para o desenvolvimento científico e tecnológico ao redor do mundo. Com o suporte de várias doações, The Japan Prize Foundation foi endossada pelo Governo em 1983.

O Prêmio Japão é concedido a cientistas e engenheiros do mundo todo que tenham feito descobertas criativas e importantes que ajudem no progresso de seus campos e contribuam significativamente para a realização da paz e da prosperidade para toda a humanidade. Pesquisadores em todos os campos da ciência e tecnologia podem concorrer ao prêmio, com dois campos selecionados a cada ano, levando em consideração as tendências atuais do desenvolvimento científico e tecnológico. Em princípio, uma pessoa de cada área é reconhecida com o prêmio e recebe um certificado, uma medalha e um prêmio em dinheiro. Cada cerimônia de premiação conta com a presença do imperador e da imperatriz do Japão, dos chefes dos três ramos do governo do país e de outras autoridades relacionadas, além de representantes de vários outros elementos da sociedade japonesa.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.

Contato:

Assessoria de Imprensa do Prêmio Japão

japanprize@ml.prap.co.jp

Fonte: BUSINESS WIRE

DINO

Recent Posts

LambdaTest se torna a primeira do mercado a lançar a série Samsung Galaxy S25 para testes de aplicativos

Teste seus aplicativos de forma integrada na série Samsung Galaxy S25, disponível exclusivamente na LambdaTest…

6 horas ago

UniFECAF lança novos cursos semipresenciais a partir de 2025

A UniFECAF oficializa o lançamento de cursos semipresenciais para 2025, ampliando sua oferta acadêmica com…

7 horas ago

Setor mineiro vê descarbonização viável com tecnologias atuais, mostra estudo

Executivos do segmento afirmam que, hoje, maior barreira ao “net zero” é a falta de…

8 horas ago

Índice dos consórcios registra baixa, porém acima da média

Em janeiro, baseado na cautela demonstrada quanto à economia brasileira, o indicador de orientação apresenta…

8 horas ago

Filtros industriais podem ajudar na sustentabilidade de grandes indústrias

A manutenção regular desses equipamentos também é um fator importante para garantir sua eficiência e…

9 horas ago

Kinaxis anuncia parceria de codesenvolvimento com a Universidade de Ottawa

Líder da cadeia de suprimentos colabora em inovação com a universidade local

12 horas ago