Práticas sustentáveis geram impactos positivos à empresa

A crescente conscientização dos consumidores sobre questões ambientais está mudando suas preferências e comportamentos de compra. Uma pesquisa da Descarbonize Soluções, publicada no portal E-commerce Brasil, aponta que 70% dos brasileiros consideram o comprometimento ambiental por parte das marcas um critério importante para decidirem a compra de um produto.

Assim, a adoção de práticas sustentáveis pelas empresas tem deixado de ser uma opção para se tornar uma necessidade. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essas iniciativas têm mostrado que podem impulsionar o crescimento dos negócios e gerar impactos positivos à lucratividade das organizações.

Um levantamento da McKinsey & Company mostra que as empresas com fortes qualificações em Environmental, Social and Governance (ESG) conseguem reduzir os custos entre 5 e 10% ao focar em eficiência operacional e redução de desperdício.

Segundo Daniel Eggers, consultor da VerdeSaber e Master em ESG, adotar práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança contribui para estabelecer padrões claros de responsabilidade, atraindo parceiros éticos e resilientes, fortalecendo colaborações duradouras e melhorando a confiança nas cadeias de suprimentos.

“Integrar sustentabilidade à estratégia da empresa pode garantir a longevidade do negócio, melhorar a reputação da organização, atrair clientes e reduzir riscos operacionais, além de alinhar a companhia com as demandas ambientais e sociais contemporâneas”, avalia.

Eggers ressalta ainda que a adoção dessas práticas pode ajudar a otimizar o uso de recursos, reduzir desperdícios, diminuir despesas operacionais e incentivar a inovação. “Isso resulta em processos mais eficientes, econômicos e sustentáveis para a organização”.

Adotar ações sustentáveis também pode ser uma forma de se diferenciar da concorrência. Empresas que demonstram um compromisso genuíno com a sustentabilidade tendem a ganhar a confiança dos clientes, fortalecer sua marca e criar uma vantagem competitiva duradoura.

“Atentar-se a esse conceito aumenta a fidelização dos clientes, diferencia a marca no mercado competitivo e alinha a empresa às expectativas crescentes dos consumidores conscientes, impulsionando vendas e reputação”, assegura Eggers.

Para o consultor, “reduzir a pegada de carbono, otimizar o uso de recursos, promover responsabilidade social, assegurar governança transparente e fomentar inovação sustentável devem se tornar os principais objetivos de sustentabilidade dentro das empresas”.

Em um mundo onde a consciência ambiental está em ascensão, as empresas que investem em sustentabilidade estão não apenas garantindo seu futuro, mas também buscando criar valor para seus acionistas, clientes e para a sociedade como um todo.

“A sustentabilidade é essencial para a adaptação futura, atração de talentos e conformidade regulatória. Isso fortalece a resiliência e o propósito da empresa no mercado, garantindo um crescimento responsável e duradouro”, conclui o consultor da VerdeSaber. 

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

1 hora ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

2 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

3 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

3 horas ago

Variação do dólar afeta o orçamento familiar dos brasileiros

Não é preciso trabalhar diretamente com a moeda americana para ser afetado com o recente…

4 horas ago