As empresas no Brasil começaram a adotar amplamente a IA generativa (GenAI) para desenvolvimento e manutenção de aplicações em 2024, de acordo com um novo relatório de pesquisa publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq: III), uma empresa líder global em pesquisa e consultoria em tecnologia.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services de 2024 para o Brasil conclui que a GenAI se tornou uma parte essencial dos serviços de aplicações, empurrando a metodologia Agile para segundo plano. As organizações no Brasil estão dispostas a investir em novas tecnologias para maior qualidade e eficiência, diz o relatório. Elas estão usando a GenAI para ajudar os departamentos de TI a entregarem melhores aplicações e funções de negócios em menos tempo, sem aumentar os orçamentos. Embora adicione novas tarefas e possa não reduzir o custo total de desenvolvimento, a GenAI já está gerando ganhos em produtividade.
“As empresas no Brasil estão constantemente trabalhando para reduzir o tempo de comercialização das aplicações que criam”, disse Shafqat Azim, parceiro da ISG e líder das Américas, Transformação Digital. “Eles estão começando a reconhecer o potencial da GenAI para ajudá-los a entregar um código melhor mais rapidamente.”
Os recursos avançados da GenAI que surgiram este ano podem permitir que as empresas reformulem significativamente os processos de desenvolvimento, diz o ISG. Por exemplo, os usuários finais podem usar uma interface de voz para dizer a uma ferramenta GenAI o que uma aplicação proposta deve fazer e, em seguida, fazer com que a ferramenta documente os requisitos e faça mais perguntas para concluir as especificações do software. Na fase de codificação, um programador pode escrever prompts e fazer com que a GenAI escreva o código. A GenAI também pode inspecionar o código e executar testes funcionais.
No entanto, a GenAI não substitui os humanos na definição do que o software faz para os usuários ou como ele é criado, incluindo fluxo de programa, lógica, arquitetura e regras de negócios, diz o relatório. A tecnologia requer revisão humana para verificar alucinações e desvios das melhores práticas. Como resultado, a inteligência artificial generativa tecnologia não representa uma ameaça para gerentes de projeto, analistas de negócios, desenvolvedores e outros profissionais com alto nível de expertise.
A maioria das empresas brasileiras que embarcaram em projetos de GenAI com fornecedores de serviços exigem uma prova de conceito para entender o valor do negócio e passam por longos processos de tomada de decisão, diz o ISG. Eles consideram como cumprir com as restrições sobre o uso da GenAI, que abrangem privacidade, segurança, conformidade, IP, responsabilidade legal e outras questões.
Com o surgimento da GenAI, mais empresas no Brasil estão expandindo seu uso de serviços gerenciados de aplicações além da manutenção econômica para a modernização de aplicações, diz o ISG. A GenAI pode acelerar o processo de refatoração de código legado para aproveitar as últimas tecnologias e aumentar a agilidade.
“As empresas brasileiras que planejam projetos de desenvolvimento de aplicações buscam fornecedores que possam entregar o poder da GenAI e da análise de dados”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global da ISG Provider Lens Research. “Para atender às suas demandas, os principais fornecedores no Brasil estão investindo nesses tipos de expertise.”
O relatório também examina outras tendências de next-gen ADM no Brasil, incluindo a crescente demanda por serviços automatizados de QA e o surgimento de soluções GenAI proprietárias para automação de testes personalizada e de ponta a ponta.
Para mais insights sobre os principais desafios de ADM enfrentados pelas empresas brasileiras e os conselhos do ISG para alavancar a GenAI para melhorar a velocidade e a agilidade, veja o briefing ISG Provider Lens™ Focal Points aqui.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services de 2024 para o Brasil avalia as capacidades de 60 fornecedores em cinco quadrantes: Agile Application Development Outsourcing, Agile Application Development Projects, Application Managed Services, Application Quality Assurance e Continuous Testing Specialists.
O relatório nomeia Capgemini, GFT e Wipro como Líderes em três quadrantes cada. Ele nomeia Accenture, Compass UOL, DXC Technology, Softtek e Stefanini como Líderes em dois quadrantes cada. Base2, BRQ, CI&T, e-Core, FCamara, Globant, iLab (SVLabs), Inmetrics, Keeggo, NTT DATA, Objective Group, Prime Control, Sempre IT, TCS, Tech Mahindra, ThoughtWorks, TIVIT, T-Systems, Vericode e Yaman como Líderes em um quadrante cada.
Além disso, Inmetrics, NAVA, Spassu, TCS e Vericode são nomeadas como Rising Stars — empresas com um “portfólio promissor” e “alto potencial futuro” pela definição do ISG — em um quadrante cada.
Versões personalizadas do relatório estão disponíveis na Prime Control, Spassu, TQI e Vericode.
Na área de experiência do cliente, a Persistent Systems foi nomeada a ISG CX Star Performer global de 2024 entre os fornecedores de serviços ADM. A Persistent Systems obteve as maiores pontuações de satisfação do cliente na pesquisa Voice of the Customer da ISG, parte do programa ISG Star of Excellence™, o principal reconhecimento de qualidade para o setor de tecnologia e serviços empresariais.
O relatório ISG Provider Lens™ Next-Gen ADM Services de 2024 para o Brasil está disponível para assinantes ou para compra única nesta página da web.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de fornecedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa atualmente abrange fornecedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Reino Unido, França, Benelux, Alemanha, Suíça, países nórdicos, Austrália e Cingapura/Malásia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre o ISG Providers Lens™ da ISG, visite esta webpage.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq: III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 900 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite http://www.isg-one.com/
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20241106023339/pt/
Contato:
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Will Thoretz, ISG
+1 203 517 3119
Thábata Mondoni, Mondoni Press para ISG
Mobile: +55 11 98671 5652
Fonte: BUSINESS WIRE
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