Venda de suplementos alimentares cresce com foco em saúde

A saúde e o autocuidado tornaram-se prioridades crescentes entre os brasileiros, conforme apontam pesquisas recentes, principalmente na sociedade pós-pandemia. Em um contexto em que o bem-estar físico e mental ganham cada vez mais atenção, hábitos como a alimentação equilibrada, o consumo de suplementos alimentares e a prática de atividades físicas têm se consolidado na rotina da população.

Esse foco ampliado na saúde reflete-se diretamente no crescimento expressivo do mercado de suplementos alimentares. De acordo com dados levantados pela InterPlayers, houve um aumento em 43% nas vendas de vitaminas e suplementos no Brasil.

Além disso, os consumidores estão cada vez mais criteriosos, buscando não apenas os benefícios nutricionais, mas também produtos com origem ética, transparente e respaldados por órgãos reguladores. “A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é a única entidade no Brasil responsável pela aprovação dos suplementos alimentares e de seus ingredientes antes de chegarem ao mercado. Portanto, qualquer estudo ou produto que não siga essas diretrizes está sujeito a questionamentos sobre sua validade e segurança”, explica Bruno Busquet, presidente da Associação Brasileira dos Fabricantes de Suplementos Nutricionais e Alimentos para Fins Especiais (BRASNUTRI).

Fabricantes de suplementos também exaltam a importância da agência reguladora no mercado. “Com essa transformação do comportamento dos consumidores, o papel da Anvisa é fundamental para credenciar empresas que realmente dedicam-se a esse propósito, garantindo a seriedade e o comprometimento no setor”, explica a CEO do Grupo Supley, Mariane Morelli.

Entre os suplementos mais consumidos, a creatina destaca-se por seu papel essencial no fornecimento de energia para os músculos, especialmente durante atividades físicas de alta intensidade. A substância atua diretamente na regeneração do Adenosina Trifosfato (ATP), a principal fonte de energia para as células musculares, o que permite maior desempenho e resistência. Além de melhorar a força e o ganho de massa muscular, a creatina também auxilia na recuperação muscular, reduzindo a fadiga pós-treino e melhorando o desempenho ao longo das sessões de exercício.

Apesar de ser amplamente considerada segura e eficaz, muitos mitos cercam o uso do produto, como a ideia de que ela poderia prejudicar órgãos como rins e fígado. Essas crenças, porém, não são respaldadas por estudos científicos sérios. Por isso, é fundamental que o consumo de creatina e outros suplementos seja feito com acompanhamento de um profissional, garantindo a dosagem correta e o uso apropriado para cada indivíduo, maximizando seus benefícios e minimizando possíveis riscos.

Nesse contexto, a BRASNUTRI vem desempenhando um papel importante ao longo de mais de 10 anos de atuação, de fomento estratégico do mercado e de seus associados, com a busca pela inovação, transparência e suporte ao setor. “Estamos do lado da categoria e, principalmente, dos consumidores que aprenderam a inserir os suplementos na sua rotina e usufruem dos benefícios diretos, como a melhora na qualidade de vida e longevidade em todas as idades”, afirma Busquet.

Esse compromisso com produtos de alta performance também é uma realidade do Grupo BRG, responsável pela fabricação das marcas Integralmedica, Darkness e Nutrify. Segundo a empresa, em 2023, o faturamento girou em torno de R$ 1 bilhão, o que representa uma participação de 25% no mercado de suplementos. “A creatina, um dos suplementos mais consumidos em nosso portfólio, configura grande parte de nossas vendas, afinal possui benefícios amplamente reconhecidos, destacando-se por sua eficácia”, explica Filipe Bragança, CEO da Integralmedica. A empresa estima um crescimento médio de 20% a 25% para o mercado nos próximos cinco anos.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Na 12ª edição, Tattoo Week começa nesta sexta-feira em São Paulo

Pesquisa aponta que 37% dos brasileiros são tatuados e o mercado do setor cresce 25%…

3 minutos ago

VentureOne da ATRC lança a QuantumGate para a proteção dos dados na era quântica na CyberQ

Novo empreendimento revela um conjunto avançado de produtos de segurança de dados para proteger ativos…

31 minutos ago

Pilares da sustentabilidade focam em soluções na gestão do lixo eletrônico

A proposta é buscar que um volume cada vez maior de lixo eletrônico não vá…

50 minutos ago

Marketing de influência ganha força para 2025

Em 2025, o marketing de influência prioriza autenticidade, responsabilidade social e inovação tecnológica. Marcas e…

57 minutos ago

Grupo BBF contribui com agricultura sustentável na Amazônia

Companhia desenvolve modelo de negócio verticalizado por meio da cultura da palma, que permite oportunidades…

1 hora ago

Venda de ingresso online: tecnologia que impulsiona eventos

A venda de ingressos online, com projeção de US$ 101,94 milhões até 2029, reforça a…

1 hora ago