Temporada de cruzeiros começa em Búzios com o desafio de se modernizar

A temporada de cruzeiros em Búzios inicia oficialmente no dia 28 de outubro. Embora consolidada no cenário internacional, a cidade enfrenta o desafio de manter sua atratividade em meio à crescente concorrência de outros portos brasileiros, como o Porto de Paranaguá, no Paraná, e Bombinhas, em Santa Catarina, que investem em infraestrutura para melhorar a experiência dos cruzeiristas.

Durante a reunião anual de alinhamento, promovida pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA) e a Secretaria de Turismo de Búzios, autoridades e representantes do setor discutiram os preparativos para a nova temporada. O prefeito Alexandre Martins ressaltou a importância dos cruzeiros para a economia local. “Estamos investindo em infraestrutura, segurança e reformas nos píeres para garantir que a cidade continue recebendo turistas durante todo o ano. Isso gera empregos e movimenta a economia de Búzios”, afirmou o prefeito.

Búzios, de acordo com a CLIA, é o segundo destino mais visitado por cruzeiristas no Brasil, atrás apenas de Santos. No entanto, Renê Hermann, presidente institucional da Costa Cruzeiro, apontou a crescente competição no setor. “Em 2022, tivemos apenas duas escalas, mas este ano aumentamos para 12. Búzios tem um enorme potencial, especialmente entre argentinos e uruguaios, que adoram a cidade. No entanto, é essencial que Búzios se equipare a outros destinos, como Balneário Camboriú, que já facilita operações de embarque e desembarque com a Polícia Federal e Receita, tornando-se mais competitivo”, destacou Hermann.

Marcos Ferraz, presidente executivo da CLIA, reforçou a importância de Búzios no cenário dos cruzeiros. “Uma pesquisa da FGV mostra que os cruzeiristas retornam à cidade para se hospedar, o que confirma sua relevância. A temporada deste ano, com um número expressivo de escalas, reforça a necessidade de melhorias na infraestrutura local para garantir a competitividade”, afirmou Ferraz.

Apesar do panorama positivo, com uma temporada robusta à frente, o consenso do setor turístico é que Búzios, para garantir que a cidade mantenha sua posição de destaque no turismo de cruzeiros,  precisa continuar investindo em modernização, ao mesmo tempo em que preserva seu patrimônio natural. 

DINO

Recent Posts

Oito mil startups encerraram atividades no Brasil desde 2015

Estudo revela que quase metade das startups brasileiras fecharam nos últimos anos, destacando a importância…

45 minutos ago

Como alugar máquinas com segurança e eliminar pontos falhos

Ao adotarem soluções práticas, empresas locadoras de equipamentos asseguram uma gestão eficiente dos contratos, reduzindo…

1 hora ago

Programas incentivam brasileiros a empreender no exterior

Além de iniciativas apresentadas pelo governo brasileiro, especialista afirma que empreendedores podem buscar programas de…

2 horas ago

VerdeSaber desenvolve solução ESG para pequenas empresas

Criada na Amazônia, a ferramenta oferece uma solução para micro e pequenas empresas, buscando facilitar…

2 horas ago

Uso de novas tecnologias melhora eficiência da indústria 4.0

Dados mostram que 69% das empresas brasileiras já utilizam pelo menos uma tecnologia digital. Programador…

2 horas ago

Brasil vê ciberataques crescerem 38% no primeiro trimestre

Especialista em segurança da informação destaca a importância de empresas adotarem soluções que aumentem a…

2 horas ago