IA na TI impulsiona avanços tecnológicos

Ao longo dos últimos anos, o setor de Tecnologia da Informação (TI) tem passado por mudanças significativas. Entre todas essas transformações, uma de grande impacto é a revolução trazida pela inteligência artificial (IA). A IA, antes vista como uma promessa distante, agora é uma realidade que está impactando profundamente as operações diárias no setor, apresentando tanto oportunidades quanto desafios significativos.

Quanto aos desafios, Aline Borges, especialista em processamento de dados, explica: “Quando falamos em TI e IA no mundo em que estamos inseridos, as principais questões se relacionam com cibersegurança, privacidade de dados, transformação digital, sustentabilidade e conformidade com regulamentações”.

A análise avançada de IA ajuda gestores de TI a tomar decisões informadas, identificando tendências, oportunidades de mercado e áreas de melhoria, possibilitando uma gestão mais estratégica e alinhada com os objetivos de negócios. No entanto, a implementação da IA também traz preocupações com a segurança e a privacidade dos dados, já que sistemas de IA podem ser vulneráveis a ataques cibernéticos, e a coleta massiva de dados levanta questões éticas sobre a privacidade dos usuários.

Contudo, numa pesquisa recente feita com mais de 100 líderes de tecnologia pelo mundo, a Egon Zehnder, em parceria com a Kearney, ouviu que eles veem a IA mais como oportunidade que um risco, mas sentem que o caminho para o sucesso ainda não está claro. Usada para o bem, ela oferece infinitas soluções possíveis para muitos problemas que enfrentamos hoje. O aumento da eficiência é uma das principais oportunidades identificadas por 75% deles, o que pode levar a uma redução de custos e a uma melhoria na qualidade dos produtos e serviços oferecidos.

“Acredito em fortes impactos na detecção de fraudes, experiência do usuário, análise de dados, desenvolvimento de software, garantia de um excelente quality assurance, bem como no suporte a tomadas de decisão. Esses pontos com certeza fortalecerão o aumento da produtividade nas empresas e, consequentemente, o aumento dos resultados em novos projetos e produtos”, pontua Aline.

Além disso, a IA pode ajudar na tomada de decisões mais eficazes e na gestão de riscos, o que pode ser especialmente útil em setores como finanças e saúde.

Outro ponto de destaque é a melhora na experiência do usuário por meio de chatbots e assistentes virtuais que fornecem suporte técnico 24/7, personalizando interfaces e recomendações de acordo com as preferências e comportamentos dos usuários.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Primeira-dama de João Pessoa é presa durante operação da Polícia Federal

Lauremília Lucena foi presa neste sábado (28). foto: reprodução. A primeira-dama de João Pessoa, Lauremília…

8 minutos ago

João Pessoa lidera geração de emprego na Paraíba em agosto

A Paraíba manteve o crescimento de empregos com carteira assinada e gerou no mês de…

5 horas ago

Outubro terá bandeira tarifária mais cara do sistema nas contas de luz

A bandeira tarifária para o mês de outubro será vermelha patamar 2, com cobrança extra…

10 horas ago

Econet Editora promoveu evento gratuito com foco no Simples

Entre os tópicos em debate estavam as mudanças nos tributos das empresas enquadradas neste regime…

10 horas ago

Léo Dias é assaltado e tem relógio de R$ 200 mil roubado

O colunista Léo Dias foi assaltado no fim da tarde desta sexta-feira (27), na Praia…

11 horas ago

Crédito para transição climática é destaque na Semana do Clima de Nova York

Tema também estará no centro das discussões da COP29, no Azerbaijão, de 11 a 22…

11 horas ago