Mudança feminina: como as brasileiras estão conquistando a cidadania americana

Um fato em comum que aproxima Nova York, Boston, Miami, Lisboa e Londres é que nesses locais que estão concentrados, aproximadamente, 37% dos 4,9 milhões de brasileiros que vivem no exterior. Embora não haja tantos dados oficiais sobre a participação feminina nesse contingente, estima-se que o número passe 2,5 milhões de mulheres.

A advogada Brenda Cunha, especialista em Direito Internacional Privado e Direito de Família, lembra da falta de equidade salarial praticada no Brasil pode ser um dos motivadores para a mudança de país. “Embora muitas mulheres possuam qualificações superiores, elas acabam não tendo o reconhecimento ou a remuneração correspondente aqui no país e por isso se lançam na jornada de solicitantes de visto para residentes em outros países”, explica.

Outro ponto levantado é a possibilidade de empreender e otimizar investimentos fora do Brasil. Geórgia Cunha, especialista em Direito Migratório também reforça o posicionamento da irmã, com quem trabalha nos escritórios da família. “Mulheres empreendedoras reconhecem que a internacionalização de seus serviços e dos investimentos feitos por elas são fatores determinantes para os negócios que mantêm”, reforça.

Opções de investimento vão de clube de golfe à estação espacial

Para aquelas que desejam garantir dupla cidadania como investidoras em terras norte-americanas ou em Portugal, as melhores opções, de acordo com Brenda e Geórgia Cunha, são os vistos EB5 (EUA) e Golden Visa (Portugal). Apesar do alto investimento requerido em projetos que gerem empregos nos respectivos territórios, com a cidadania assegurada a partir dos vistos de investidores, os cidadãos naturalizados passam a gozar dos mesmos direitos que os nativos, como acesso à universidades conceituadas e programas de saúde, por exemplo. 

Entre os projetos, está o fundo de investimento que financia a segunda etapa de um resort exclusivo para a prática de golfe no estado de Montana, nos Estados Unidos. Há ainda a opção de investimento do tipo equity em uma nova estação espacial da Nasa, a Starlab Space Station. Em Portugal, há a possibilidade de investimentos em parques de energia renovável e offshore, com a garantia de retorno, fornecida pelos fundos de investimentos, após o período de carência.

DINO

Recent Posts

Férias escolares: estudar não atrapalha a diversão

O estímulo constante é necessário para evitar perdas de conhecimento

6 minutos ago

Combate ao cibercrime financeiro exigirá inovação em 2025

Modelos treinados com base nas próprias transações de cada cliente, e soluções para segmentos não…

12 minutos ago

Inteligência Artificial chega à Análise de Crédito PJ

Durante evento realizado em Balneário Camboriú no fim de novembro, consultor apresentou como os bancários…

36 minutos ago

Brasil se consolida como palco de grandes eventos esportivos

De NFL a Fórmula 1 e Fórmula E, país atrai atenção mundial por infraestrutura, público…

46 minutos ago

Hill’s Pet Nutrition lança a linha Hill’s SD Specialty para condições especiais

A linha inclui fórmulas projetadas para melhorar áreas particulares da saúde animal, tais como mobilidade,…

1 hora ago

Astromélias se mostram opções viáveis para decoração, mas exigem cuidados

Por conta da facilidade de cuidado, essas flores têm sido amplamente usadas em arranjos decorativos.…

1 hora ago