Dia da Igualdade Feminina: mulheres vêm impactando o mercado

Hoje, dia 26 de agosto, é celebrado o Dia Internacional da Igualdade Feminina, que lembra a conquista do voto feminino nos Estados Unidos, nos anos 1920. No Brasil, as mulheres passaram a ter o direito do voto em 1932. Em quase 100 anos, a luta feminina já alcançou muitas realizações quanto à sua emancipação, mas ainda precisa enfrentar muitos obstáculos.

Uma das principais questões é referente à participação das mulheres no mercado de trabalho. Um levantamento do IBGE revela que a taxa de desemprego feminina foi de 9,8% no 1º trimestre de 2024 — maior que a média masculina e nacional. Elas também são a maioria entre os “jovens nem-nem”, como é chamada parte da população entre 15 e 24 anos que não trabalham nem estudam. 

Esses dados, porém, não refletem a jornada feminina em busca da capacitação. A população feminina é a que possui maior grau de instrução, além de serem a maioria nas universidades e entre os formados com Ensino Médio completo. Segundo um levantamento do IBGE, entre a população com 25 anos ou mais, elas somam 21,3% das pessoas que têm o nível superior completo, contra 16,8% dos homens. 

E, apesar de possuírem um maior grau de escolaridade, elas ainda recebem 21% a menos que os homens na mesma função e possuem maior dificuldade para conseguir ingressar no mercado de trabalho. Elas também ocupam apenas 39,1% dos cargos de liderança no país — conforme dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2023.

No entanto, uma nova geração de empresas está dedicada a mudar isso e construir um futuro de equidade, como é o caso da Bravo — especialista em transformação digital no setor financeiro, contábil e tributário. Contando com um quadro de funcionários que é 65% feminino e 70% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, a empresa ainda tem o objetivo de formar uma nova geração de jovens meninas.

Regina Calil, vice-presidente da Bravo, comenta que no mundo corporativo, para uma mulher, há uma dose extra de dificuldade para poder se estabelecer como profissional. Mas, sempre em busca por novos desafios e com vontade de ultrapassar barreiras, aceitou o convite para liderar os caminhos de inovação e tecnologia na Bravo.

Aos 15 anos, a executiva já sabia que a paixão pela tecnologia seria o seu caminho e resolveu cursar o segundo e o terceiro ano do ensino médio em uma escola técnica e saiu apta para programar. Nunca se intimidou com a questão de gênero, com seu empenho e dedicação realizou o sonho de trabalhar em grandes empresas como IBM, Prodesp (Processamento de dados do Estado de São Paulo), Servimec Informática e Grupo Wheaton.

Hoje, formada em Gestão Financeira pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a VP da Bravo é responsável pela implementação de sistemas em grandes corporações e faz estudo e análise de mudanças nos processos, visando melhores resultados de equipe.

A executiva torce para que mais mulheres possam ocupar seus espaços em setores como esse e mostra que a empresa já possui forte representatividade feminina em seu quadro de funcionários. “A Bravo com mais de 10 anos de experiência tem 70% de participação feminina nos cargos de liderança e queremos ampliar a representatividade feminina no setor”, ressalta a Vice-presidente.

Além de Regina, a Bravo também inaugurou a primeira mulher no cargo de Chief Visionary Officer (CVO) no Brasil. Com um currículo extenso, Karen Miura é uma renomada profissional do setor financeiro e tributário. “É disruptivo ser uma mulher na posição de CVO e é disruptivo ver uma CVO em uma empresa de tecnologia na área tributária”, destaca Karen.

“Durante minha trajetória, tive a grata oportunidade de acompanhar o crescimento de muitas mulheres, que se desafiaram e não se curvaram diante das dificuldades e dos preconceitos”, afirma Regina, a vice-presidente da Bravo.

Mas a missão da Bravo não para por aí. A empresa é responsável pelo Programa Garra, um projeto que oferece oportunidade de capacitação e inserção no mercado de trabalho para jovens em situação de vulnerabilidade social. Realizado em parceria com o Instituto PROA, o programa já conta com quase 100 jovens empregados na empresa e a parcela de meninas no programa é de 69,1%.

Karla Graziele, de 20 anos, faz parte dos jovens que já estão sendo impactados pela iniciativa social. Ela comenta sobre a chance de participar do projeto e enxerga a iniciativa como porta de entrada para o mercado de trabalho — que ensina a enfrentar os desafios, amadurecer as ideias, e aguça a vontade de aprender e crescer todos os dias.

“Impactamos diretamente hoje quase 100 jovens. Mas se formos falar de impacto indireto, o número pode ser multiplicado por cinco. Pensando em todo o efeito que o projeto gera nas casas deles, nas famílias, amigos, tudo acaba ficando incalculável. Nós trabalhamos para atingir mais de 500 vidas e isso é só o começo, já que vamos atuar para que esse número seja cada vez maior. Além de impactar socialmente, nosso objetivo também é revelar jovens talentos femininos para aumentar a representatividade nas empresas”, destaca Regina Calil, Vice-presidente da Bravo.

“Na Bravo, acreditamos que a diversidade não é apenas uma questão de equidade, mas uma vantagem competitiva. Promover a representatividade feminina é essencial para inovar, trazer novas perspectivas e construir um ambiente de trabalho mais inclusivo e colaborativo. Estamos comprometidos em criar oportunidades que capacitem as mulheres a alcançarem todo o seu potencial, desde a base até os cargos de liderança”, afirma Marcos Gimenez, CEO da Bravo.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Candidato à reeleição, prefeito de Lucena é preso por desobediência à Justiça Eleitoral

O prefeito de Lucena e candidato à reeleição pelo MDB, Léo Bandeira, foi preso pela…

8 horas ago

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

20 horas ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

21 horas ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

22 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

23 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

1 dia ago