Ar-condicionado veicular: higienização pode evitar problemas

Em um país tropical como o Brasil e com a popularização dos aplicativos de transporte, a utilização do ar-condicionado nos carros têm se tornado cada vez mais frequente. Segundo um levantamento realizado pela Mobiauto, e publicado pelo portal IG, o equipamento é o item mais buscado em uma lista de 186 opcionais, tido como necessário por 79,84% dos usuários da plataforma.

Além de garantir um ambiente mais fresco e agradável dentro do veículo, o equipamento também ajuda a manter a concentração do motorista, reduzindo a fadiga causada pelo calor extremo e evitando possíveis acidentes. No entanto, alguns cuidados são necessários para manter o pleno funcionamento do ar-condicionado e garantir que ele cumpra sua função.

A higienização desse equipamento é essencial para garantir a saúde e o bem-estar dos ocupantes de um automóvel. Ignorar a manutenção e a limpeza adequada desse sistema pode acarretar uma série de problemas, tanto para o veículo quanto para seus usuários.

De acordo com a sócia-administradora da oficina de reparos automotivos Podium, Thais Cristina Alves Fernandes, um ar-condicionado veicular sujo pode acumular fungos, bactérias, ácaros e outras impurezas, podendo desencadear problemas respiratórios como alergias, rinite, sinusite e até crises de asma.

“A exposição prolongada a esses microrganismos pode causar infecções, dor de cabeça, irritação nos olhos e problemas de garganta. Para evitar esses tipos de problemas, a recomendação é que a higienização seja feita, em média, a cada seis meses. Contudo, veículos utilizados com mais frequência ou em ambientes muito poluídos, pode ser necessário realizar a limpeza em intervalos menores, como a cada três meses”, explica Fernandes.

Além dos impactos à saúde, a falta de higienização do ar-condicionado pode reduzir a eficiência do sistema. Filtros sujos e dutos obstruídos, por exemplo, exigem mais esforço do equipamento, aumentando o consumo de combustível e o desgaste das peças. “Isso não só compromete o desempenho do veículo, como também pode gerar custos elevados com reparos”, alerta a especialista.

Para um processo adequado de higienização, é aconselhável procurar serviços especializados que utilizem produtos específicos e técnicas apropriadas para garantir a total eliminação de impurezas e microrganismos. A empresária explica que o método começa com a remoção do filtro de ar-condicionado, que é limpo ou substituído conforme o seu estado.

“Em seguida, um produto desinfetante é aplicado no sistema de ventilação para eliminar fungos e bactérias. O sistema é ligado para permitir que o produto circule por todos os dutos. Por fim, os componentes externos, como o painel e as saídas de ar, também são higienizados para garantir que não haja acúmulo de sujeira”, cita Fernandes.

A especialista ressalta que manter o ar-condicionado do carro limpo e em bom estado de funcionamento não é apenas uma questão de conforto, mas de saúde e economia. “Com prática simples, o usuário é capaz de prevenir uma série de problemas, além de garantir uma viagem mais segura e agradável para todos os ocupantes do veículo”, afirma.

Para saber mais, basta acessar: https://redepodium.com.br/

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Villagio Embu recebe os turistas de Embu das Artes

Empreendimento oferece espaço para eventos em plena mata Atlântica. CMO do resort destaca que a…

3 minutos ago

Avène realizou ativações na Copa Brasil de Vela 2024

O evento esportivo aconteceu entre os dias 14 e 19 de outubro, em Ilhabela, no…

37 minutos ago

Incidentes em sites do governo comprometem serviços

Ataques hackers e instabilidades no Gov.br prejudicam a vida de milhões de empresas e cidadãos,…

49 minutos ago

Médico alerta para banalização no uso de antibióticos

Para especialista do Instituto Latino Americano de Sepse, desconhecimento leva ao uso em situações clínicas…

1 hora ago

Registros civis de recém-nascidos enfrentam desafios no país

Dados das Estatísticas do Registro Civil do Censo de 2022, disponibilizados pelo IBGE, revelam que…

1 hora ago

Seminário debaterá normas de contabilidade e de sustentabilidade

O XXI Seminário Internacional FACPCS acontecerá em 30 de outubro de 2024, das 08h às…

2 horas ago