De 15 a 22 de junho a Nova Acrópole, organização de filosofia, cultura e voluntariado, realiza a Semana da Arte em mais de 50 países, incluindo mais de 100 sedes localizadas em todas as regiões do Brasil. Este evento busca destacar a importância da arte na promoção de valores universais e na construção de um futuro mais inclusivo e harmonioso.
As atividades que compõe as programações incluem palestras, cafés literários, apreciações de artes plásticas e fotografias, espetáculos de dança clássica, poesia e musicais, com a tônica “A busca da Unidade para além das Diferenças”.
Sobre o tema, culturas de diferentes continentes e lugares trazem a análise filosófica milenar sobre como as diferenças podem enriquecer a vida ao invés de separá-la. A filosofia hermética do Egito considera que o Todo, ou a Unidade, é a primeira das leis da natureza. Steven Pressfield, autor de “A Guerra da Arte”, afirma que toda arte é sobre o reconhecimento da beleza e a articulação da empatia e compaixão pelo outro, vendo o artista como uma força de união.
A Importância da Arte na Vida Humana
Para a filósofa e professora voluntária de Nova Acrópole, Profa. Lúcia Helena Galvão, “precisamos da arte porque precisamos de harmonia, e a arte educa para a percepção dela”. Ela destaca que a Semana da Arte é uma oportunidade para perceber como a beleza eleva e como os sentimentos estéticos, éticos e místicos são fundamentais para a elevação da consciência.
A artista e voluntária de Nova Acrópole, Juliana Limeira, explica que, em seu trabalho, diferentes elementos se conjugam para formar uma harmonia, sem um padrão fixo. Ela pontua: “São infinitas as formas de harmonia dentro da Natureza, a qual é a minha fonte de inspiração artística”.
A arte é notadamente diversa e, ao longo da história, tem revelado formas, padrões, movimentos, experiências e valores de culturas distintas e aparentemente separadas pelo tempo e pelo espaço, que longe de constituir uma barreira, expressa riqueza, potência e beleza.
Um olhar mais atento perceberá um fio que enlaça as múltiplas expressões artísticas. Para além da evidente diversidade, é possível encontrar um sentido profundo e unificador, uma unidade. Essa dualidade é uma das características da arte, pois, apesar da imensa diversidade que a identifica, há elementos universais que mostram a humanidade é compartilhada e a arte se torna, assim, uma expressão universal da experiência humana.
Diversas expressões artísticas abordam temas como amor, compaixão, devoção e alegria. Muitas obras retratam experiências relacionadas à dor, perda e morte. Outras exploram a busca por sentido e significado na vida, o esforço para compreender os acontecimentos e a relação com a natureza. “Viver sem arte seria viver em um mundo estéril, desprovido de vida. No fundo, a arte serve a vida”, conclui a Profa. Lúcia Helena.
A programação completa da Semana da Arte em todo o Brasil pode ser acompanhada pelo site https://acropole.org.br/lp/semanadaarte/.
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…
A Andersen, empresa de serviços profissionais multidisciplinares e independentes que mais cresce no mundo, continua…
A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…
Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…
O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…