Em um cenário cada vez mais competitivo, o varejo busca constantemente maneiras inovadoras de atrair e engajar os consumidores. Segundo mostram pesquisas recentes, o digital signage – ou sinalização digital, são telas digitais para exibir conteúdo multimídia para transmitir informações, promover produtos ou serviços e melhorar a comunicação com o público -, hoje presente em diversos segmentos tais como lojas, supermercados, redes de franquias entre outras, vem ganhando grande espaço.
Segundo relatório da Grand View Research, o tamanho do mercado global de sinalização digital foi estimado em US$ 26,76 bilhões em 2023 e deverá crescer a uma taxa composta de crescimento anual (CAGR) de 8,1% de 2024 a 2030. Este crescimento do mercado é credenciado à crescente demanda pela promoção digitalizada de produtos e serviços para atrair a atenção do público-alvo. Isso reflete o aumento da demanda por soluções de sinalização digital em várias indústrias, incluindo varejo, hospitais, aeroportos e outros.
Segundo o relatório, isso se deve ao fato de que a comunicação digital é mais eficaz na captura da atenção dos consumidores e na transmissão de mensagens de marketing de forma dinâmica, criando ambientes visualmente estimulantes.
Usuário de um desses sistemas, Guido Franchini Neto, sócio consultor da ATTA Consultores, sediada em Umuarama, Paraná, revela que a opção por uma plataforma gestora de Digital Signage ocorreu na busca por um modelo que trouxesse mais agilidade e precisão na transmissão de conteúdo para vitrines e áreas internas de um dos seus clientes.
“No nosso caso, transmitimos conteúdo para 24 unidades de uma rede com presença em estados diferentes, com vídeos atualizados com frequência. Adotar um sistema com um painel de administração nos trouxe praticidade e agilidade a esse processo, assim como um maior controle na ativação das campanhas no ponto de venda. Além disso, afetou positivamente a rotina dos nossos gestores locais, que agora não precisam lidar diretamente com essas atualizações,” revela.
Já o fornecedor Antonio José Canjani, CEO da TV Sin, cujo software traz versões português, espanhol e inglês, acrescenta que a flexibilidade na gestão de conteúdo é uma característica crucial das telas de sinalização. “Os varejistas podem facilmente atualizar promoções, ofertas especiais e informações de produtos em tempo real, adaptando-se rapidamente às mudanças no mercado e nas preferências dos consumidores. Essa capacidade de resposta ágil permite que os clientes estejam sempre atualizados com as últimas novidades e oportunidades de compra”, defende.
“A dinâmica de quem usa o Digital Signage para atrair o seu consumidor muda completamente. As redes de supermercados, por exemplo, podem realizar promoções de produtos que estejam perto do vencimento com agilidade, reduzindo bastante a perda de mercadorias”, lembra Antônio José.
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