Gordura causa 51% dos entupimentos em Curitiba, diz Sanepar

O descarte irregular de gordura, principalmente o óleo de cozinha, é o causador de 51% dos entupimentos da rede de esgoto de Curitiba, no Paraná. Os dados são da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) referentes a 2023.

A capital paranaense registrou, em média, 682 casos de obstrução da rede de esgoto por mês, ou 22 por dia. O valor gasto para realizar a desobstrução da tubulação foi de 2,35 milhões de reais.

A Sanepar intensificou as vistorias técnicas das ligações de esgoto de casas e comércios da cidade para orientar moradores e empresários sobre os cuidados necessários para preservação da rede de esgoto.

João Victor Moreira Pinheiro Sales, sócio-administrador da Desentupidor Profissional, empresa especializada em desentupimento e serviços hidráulicos, explica os motivos dos entupimentos e quais cuidados são fundamentais para evitar as obstruções.

“Os principais casos de entupimentos de pias, ralos e esgotos acontecem no descarte de gordura, por isso é importante não despejar a gordura diretamente na pia, utilizar coletores de gordura e limpar regularmente os ralos e pias”, afirma o empresário.

Sales lembra que outra medida indicada para evitar os entupimentos é resfriar a gordura e utilizar recipientes apropriados para lixo orgânico ao descartar este tipo de material.

Redução dos entupimentos

Ainda de acordo com a Sanepar, os casos de entupimentos na capital paranaense diminuíram cerca de 60% na última década. Em 2013, a média mensal de obstruções na rede de esgoto da cidade era de 1.730 casos.

Em Curitiba, a lei municipal 13.634/2010 determina que a caixa de gordura é item obrigatório nos imóveis e deve ser instalada na saída de água na pia e na máquina de lavar louças. A limpeza da caixa de gordura precisa ser feita de forma periódica, com os resíduos retirados manualmente.

Sales lista uma série de técnicas e ferramentas para realizar o trabalho de desentupimento de forma eficaz. 

“A principais formas de desobstrução são hidrojateamento, máquinas desentupidoras, bombas de vácuo, videoinspeção, sondas de desentupimento, produtos químicos, sopradores de ar e até um caminhão de desgotamento de lama para remover grandes obstruções”, diz o empresário.

Para saber mais, basta acessar: www.desentupidorprofissional.com.br

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Northern Data Group acelera seu foco no negócio de soluções de IA e explora a possível transação do negócio de mineração

Estratégia clara para promover a aceleração do negócio de soluções de IA Os resultados do…

8 minutos ago

Fenalaw 2024: Fácil apresenta gestão jurídica com IA

A empresa traz o Espaider 10.1, com avanços em funcionalidades de inteligência artificial, automação e…

21 minutos ago

Oficinas de nutrição esportiva orientam visitantes na BTFF

Parceria com ABNE disponibiliza gratuitamente atendimento de nutricionistas durante os três dias de evento para…

50 minutos ago

Mixtou é finalista do Prêmio Reclame AQUI 2024

Pela primeira vez, a plataforma de e-commerce recebe destaque no Prêmio Reclame AQUI, reforçando seu…

56 minutos ago

Brasil IT+ leva 23 empresas para o Gartner IT Symposium/Xpo™

No ano passado, o Gartner IT Symposium/Xpo™ gerou mais de US$ 2.7 milhões em negócios…

1 hora ago

Albuquerque se destaca como um destino residencial na serra

Albuquerque, bairro em desenvolvimento em Teresópolis, oferece infraestrutura com acesso a serviços essenciais e proximidade…

1 hora ago