Headhunter: o que é e como ele pode ajudar um negócio

O termo headhunter significa ‘caçador de cabeças’. Esses profissionais são conhecidos por buscar os melhores talentos do mercado para preencher vagas específicas dentro das empresas. Em outras palavras, eles são verdadeiros ‘caçadores de talentos’ – são especialmente úteis quando a empresa enfrenta dificuldades para preencher vagas estratégicas, pois, muitas vezes, os melhores profissionais já estão empregados em outras organizações.

O CEO da Sim Carreira, Thiago Melo, explica que os headhunters são parceiros estratégicos das empresas. “Eles atuam de forma consultiva para que a organização tome uma decisão bem informada e contrate o profissional mais aderente possível para suas necessidades, de forma ágil e efetiva.”

Entre suas atribuições, esses profissionais precisam entender profundamente o segmento em que a empresa atua para avaliar as competências técnicas necessárias para as vagas. Além das habilidades técnicas, eles também precisam conhecer as relações comportamentais. Isso inclui a capacidade de se comunicar efetivamente com os candidatos e entender as necessidades específicas da empresa.

“As consultorias de recrutamento e seleção, nas quais os headhunters trabalham, possuem modelos de negócios distintos, então é importante que a contratante entenda bem o eventual investimento associado ao projeto”, afirma Melo. Ele conta ainda que algumas empresas cobram um valor antecipado ou até mesmo uma taxa de cancelamento. No entanto, outras trabalham em um modelo 100% baseado no sucesso, onde o investimento da contratante só ocorre caso o profissional apresentado seja efetivado.

Diferença entre Headhunter e Recrutador

O headhunter trabalha em uma empresa de recrutamento e seleção, e é especialista em selecionar profissionais para cargos de alta gestão e liderança ou no recrutamento para cargos específicos, enquanto o recrutador trabalha na Diretoria de Recursos Humanos da empresa e é responsável por engajar colaboradores para todas as áreas e níveis hierárquicos, além de ter outras responsabilidades na rotina colaborativa da empresa. 

Devido à sua especialização e atuação única com recrutamento e seleção, o headhunter apoia o recrutador na busca do melhor profissional para a empresa, e sua rotina inclui a busca ativa pelos melhores talentos para a organização, utilizando de um profundo estudo e conhecimento de mercado, bem como se aproveitando de sua ampla rede de networking.

Já o recrutador tem como uma das principais ferramentas de busca de profissionais o anúncio de vagas e a captação de currículos, além de prestar assistência em todos os processos de recrutamento da empresa em que trabalha, o que inclui estagiários, trainees, processos internos, seleções externas, entre outros.

“Por mais que o headhunter apoie pessoas físicas ao conectá-las às organizações, seu cliente – e quem o remunera – é a empresa. Caso a pessoa física busque ajuda para se recolocar no mercado de trabalho ou realizar uma transição de carreira, o ideal é buscar por um job hunter ou um consultor de carreira”, explica o CEO.

O que é um Job Hunter

Apesar de ambos trabalharem com o tema de empregabilidade e mercado de trabalho, ao contrário do headhunter cujo objetivo é apoiar a empresa a contratar, o objetivo do job hunter é ajudar a pessoa física com sua colocação profissional. 

Ou seja, o job hunter é um profissional que ajuda pessoas físicas em sua transição de carreira ao assessorar o indivíduo em seu processo de recolocação profissional. Suas principais funções incluem entender os objetivos e experiências profissionais do indivíduo, alinhar à realidade de mercado, construir um currículo e perfil de LinkedIn otimizado, orientar quanto à busca de vagas e preparar o profissional assessorado para eventuais entrevistas. Alguns job hunters ainda prospectam oportunidades pela pessoa e apresentam o perfil do indivíduo às empresas por meio de sua rede de contatos. O Job Hunter também ajuda o candidato a se organizar para o processo seletivo, priorizando quais ações devem ser tomadas e quais competências precisam ser melhoradas para aumentar as chances de êxito do candidato. 

É importante ressaltar que empresas também podem contratar um job hunter e oferecer esse benefício ao profissional sendo desligado. Esse processo de desligamento humanizado é conhecido como outplacement.

Como contratar um Headhunter

Contratar um headhunter pode ser a forma mais eficaz para encontrar a pessoa certa para as necessidades do negócio e para preencher posições estratégicas ou desafiadoras em sua empresa. Contudo, o primeiro passo é identificar os melhores headhunters com experiência e boa reputação. Além disso, é importante se certificar de que o headhunter seja claro sobre os processos e custos envolvidos para que a empresa entenda os honorários e acordos financeiros antes de fechar o contrato.

Para saber mais, basta acessar www.simcarreira.com.br

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