Tokenização do mercado imobiliário enfrenta desafios legais

A tokenização de empreendimentos imobiliários representa uma inovação no mercado financeiro e imobiliário, oferecendo uma nova forma de investimento e liquidez para ativos tradicionalmente considerados ilíquidos. No entanto, com essa inovação, surgem  considerações legais e regulatórias que precisam ser abordadas para assegurar a integridade e a confiança no mercado. Neste contexto, o compliance e, mais especificamente, o criminal compliance, fazem parte da estruturação e operacionalização dessas iniciativas.

E, nas etapas da tokenização de imóveis e empreendimentos imobiliários, o Criminal Compliance refere-se ao processo de assegurar que as empresas e seus investidores estejam seguindo as leis, regulamentos, normas e práticas éticas pertinentes ao segmento imobiliário, garantindo não só a aderência às normas regulatórias existentes, mas também promoção de práticas que garantam a integridade do mercado.

O advogado criminalista Armando S. Mesquita Neto, sócio do escritório A. Mesquita Advogados, esclarece que a importância do criminal compliance no contexto da tokenização imobiliária não pode ser subestimada, visto que esta área envolve uma interseção complexa de regulamentações financeiras, leis imobiliárias e, cada vez mais, leis relacionadas a tecnologias emergentes como a blockchain. A implementação de um programa de compliance robusto ajuda a garantir que:

  1. Operações estejam em conformidade com as leis de valores mobiliários: a tokenização pode ser vista sob a ótica da emissão de valores mobiliários, sujeita a regulamentações específicas que visam proteger os investidores.
  2. As práticas anti-lavagem de dinheiro (AML) sejam respeitadas: dada a natureza digital e a potencial anonimidade associada aos tokens, é essencial que existam processos sólidos de verificação de identidade e origem dos fundos.
  3. Sejam identificados e mitigados os riscos legais e regulatórios: evitando-se assim multas, sanções e danos à reputação.

“O criminal compliance tem como objetivo a prevenção de condutas criminosas como fraude, corrupção, lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo, que poderiam não apenas prejudicar gravemente os investidores, mas também comprometer seriamente a viabilidade e a legitimidade do mercado de tokenização imobiliária”, pontua o advogado.

À medida que a tecnologia disruptiva da tokenização de empreendimentos imobiliários continua a crescer e a evoluir, a importância do compliance se torna cada vez mais central para garantir o desenvolvimento saudável do setor.

Dessa forma, as empresas que priorizam e implementam efetivamente programas de compliance e criminal compliance estarão melhor posicionadas para navegar no complexo ambiente regulatório e aproveitar as novas oportunidades que a tokenização imobiliária oferece, mantendo ao mesmo tempo a integridade e a confiabilidade de suas operações.

Sobre Armando S. Mesquita Neto

 

É advogado Mestre em Direito Penal, Direitos Humanos e Segurança Pública pela Universidade de Salamanca-Espanha, Especialista em Direito Penal, Economia e Compliance pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra-Portugal e Pós-graduado em Direito Penal Econômico pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Instituto Brasileiro de Ciências Criminais (IBCCRIM) e Instituto de Direito Penal Econômico Europeu (IDPEE).

Para saber mais, basta acessar:

https://www.instagram.com/amesquitaadvogados/

https://www.linkedin.com/in/armando-s-mesquita-neto-717576155/

 

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Ação pede cassação de registro de candidatura de prefeito de Alhandra e candidata a vice por abuso de poder político e condutas vedadas

COLIGAÇÃO “PROTOCOLA AIJE CONTRA MARCELO RODRIGUES E ZILDA DO VAREJÃO A coligação “ALHANDRA MERECE MAIS”…

4 horas ago

Lei Estadual permite rescisão de contrato de telefonia sem multa por má qualidade na Paraíba

A Lei Estadual 11.879/2021 assegura aos consumidores paraibanos o direito de incluir cláusulas nos contratos de adesão com empresas…

14 horas ago

Preocupado com números, Dr. Jácome tenta impedir divulgação de pesquisa eleitoral em Lagoa Seca/PB

Depois de processar eleitores que usaram emojis para ironizar a grande quantidade de perfis fakes…

14 horas ago

Em nota, Cícero Lucena diz que foi alvo de um ataque covarde e brutal

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, se manifestou sobre a prisão de sua esposa,…

15 horas ago

Itatuba/PB registra 2 assassinatos neste sábado; candidato a vereador é uma das vitimas

O final da manhã deste sábado foi marcado pela violência na pequena cidade de Itatuba,…

15 horas ago

Carro capota e deixa uma pessoa ferida em frente ao Parque da Criança, em Campina Grande/PB

acidente foi registrado por volta das 4h. FOTO: REPRODUÇÃO/REDES SOCIAIS.  Um carro capotou durante a…

22 horas ago