O bairro da Glória, na cidade do Rio de Janeiro, está passando por diversas ações de revitalização e reforma feitas pela Prefeitura do Rio, com foco no aquecimento do turismo da região. O projeto “Dias de Glória”, parceria da Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA) com a Subprefeitura da Zona Sul, deve investir cerca de R$ 25 milhões em melhorias no bairro histórico.
Entre as ações previstas no projeto estão a requalificação de praças, a instalação de totens e placas com informações turísticas, a manutenção nas vias de circulação no entorno do bairro, a recuperação de pisos em pedras portuguesas, recomposição de saibro e grama, reposição de grelhas de bueiros e tampões e a recuperação de golas de árvores.
A primeira área contemplada pela iniciativa foi a Praça Edson Cortes, que fica na região central do bairro. O projeto também foi responsável pela inauguração do parcão da Praça Nossa Senhora da Glória, no trecho entre a Avenida Augusto Severo e a Rua do Russel, uma reivindicação dos moradores da região para a criação de um espaço mais adequado para atividades com animais de estimação.
Turismo histórico
Para Ricardo Aly, diretor de vendas da rede de hotéis Nacional Inn, o bairro da Glória é um verdadeiro “tesouro histórico”, com a arquitetura colonial presente nas ruas estreitas e nos casarões antigos.
“A Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro é um ícone da arquitetura religiosa colonial e oferece uma vista deslumbrante da cidade”, diz o especialista.
O empresário cita o Monumento dos Pracinhas, o Memorial Getúlio Vargas, o Monumento à Abertura dos Portos e a estátua de Pedro Álvares Cabral como os principais atrativos turísticos do bairro, além da tradicional Feira da Glória, que traz diversas opções para os turistas, desde artesanato local até iguarias da culinária carioca.
“Bairros como a Glória se destacam não apenas pela beleza de sua arquitetura e pela imponência de seus monumentos, mas também pela profundidade das histórias que permeiam cada rua e cada praça”, afirma Aly.
Destino preferido entre viajantes
O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem, divulgou uma pesquisa sobre tendências de turismo no Brasil em 2024. A cidade do Rio aparece na liderança dos destinos mais desejados pelos turistas no país, ao lado da cidade de São Paulo, com 15% da preferência entre os participantes que desejam viajar durante este ano.
Aly acredita que a proximidade da Glória com o aeroporto Santos Dumont facilita o acesso para os turistas que chegam ao Rio, tornando o bairro uma escolha conveniente para quem procura hospedagem eficiente e acessível na cidade.
“Os turistas que desembarcam no Santos Dumont podem aproveitar a conveniência para explorar as atrações próximas, como o Museu de Arte Moderna (MAM), o Aterro do Flamengo e o centro histórico da cidade, que fica a uma curta distância de carro ou transporte público”.
O executivo afirma que o bairro também é estratégico para viajantes a negócios, que precisam de acesso rápido e fácil aos terminais de embarque e desembarque. Segundo Aly, este trunfo para turismo de negócios faz com que os hotéis da região se aprimorem buscando infraestruturas voltados para esse público, como salas de reunião, espaços para eventos e facilidades para viagens corporativas.
Segundo dados do Rio Convention Bureau (Rio CVB), o turismo de negócios movimentou cerca de R$ 1 bilhão no estado fluminense em 2022, o que representou um aumento de 490% em relação aos resultados de 2021.
Para saber mais, basta acessar: www.nacionalinn.com.br/hoteis/hotel-golden-park-aeroporto-rio-de-janeiro
A Mary Kay Inc., líder global em inovação e sustentabilidade em cuidados com a pele,…
O prefeito reeleito Cícero Lucena (Progressistas) confirmou viagem à Europa, em 6 de novembro. Lucena…
A TMA Systems, um fornecedor global líder de soluções de gestão de ativos empresariais (EAM)…
Isso representa a maior captação de recursos da história de quase 40 anos da empresa
São Paulo, 30 de outubro 2024 – a Aegea Saneamento e Participações S.A. (“Aegea” ou…
Os ítalo-descendentes que reconhecem a cidadania italiana adquirem os mesmos direitos que qualquer cidadão italiano…