Aumenta liderança feminina na gestão de cemitérios em SP

São Paulo, março de 2024 – No mês que é comemorado o dia internacional da mulher, são destacadas a crescente presença feminina na gestão dos cemitérios de São Paulo. Das sete necrópoles administradas pela Consolare, seis estão sob a liderança de mulheres, o que demonstra uma mudança significativa em um setor tradicionalmente dominado por homens.

De acordo com a pesquisa da FIA Business School, as mulheres ocupavam 38% dos cargos de liderança no Brasil em 2023. O estudo Panorama Mulheres 2023, realizado pelo Talenses Group em conjunto com o Insper, corrobora essa tendência, destacando que o avanço da liderança feminina, embora silencioso, é contínuo.

Ao desafiar não apenas um, mas dois tabus: o de trabalhar com o luto e o de liderar em um ambiente majoritariamente masculino, essas mulheres assumem a gestão de alguns dos cemitérios mais importantes da cidade. 

As unidades que atualmente são administradas pela Consolare são lideradas por mulheres e se destacam por uma abordagem caracterizada pelo cuidado, sensibilidade e eficiência na gestão. As gestoras enfrentam diariamente desafios relacionados à organização, segurança, manutenção e empatia.

Mulheres à frente da gestão de cemitérios:

Aline Silva: graduada em Engenharia Química e de Materiais com MBA em Gestão de Processos, Aline Silva está à frente do cemitério Vila Formosa I e II, possui 763.175 m² de extensão sendo considerado o maior da América Latina, conforme dado da Prefeitura de São Paulo. Sua atuação se caracteriza pela busca constante por sustentabilidade, eficiência e qualidade nos serviços.

“Gerenciar o cemitério da América Latina representa um grande desafio. Lidar com a dimensão deste cemitério e garantir um serviço de qualidade é uma responsabilidade que abraço com dedicação e profissionalismo todos os dias”, afirma Aline.

Ariana Barbosa Ruis: formada em Arquitetura e Urbanismo, Ariana Barbosa Ruis traz inovação e frescor para a administração do cemitério Quarta Parada. É uma das gestoras mais jovem e esta à frente do cemitério Quarta Parada desde 2023. 

“Administrar o Quarta Parada é uma oportunidade para aplicar minha visão inovadora e criar um ambiente acolhedor para todos. Cada dia traz novos desafios, e estou determinada a superá-los com excelência e dedicação”, diz Ariana.

Bruna Neves Maia: apaixonada por projetos e atendimento ao público, Bruna  encontrou no cemitério Vila Mariana a oportunidade ideal para aliar suas habilidades. Possui experiência em manutenção o que contribui para uma visão inovadora sobre o setor funerário, destacando a importância da agregação de valor aos serviços.

“A gestão do Vila Mariana é desafiadora, mas também gratificante. Busco sempre trazer inovação e eficiência para nosso trabalho, garantindo um serviço digno e respeitoso para todas as famílias que nos procuram”, conta Bruna.

Alessandra Palmantin: a primeira mulher a assumir a administração do cemitério de Santana, conhecido como Chora Menino, a Alessandra tem expertise em Gestão de Recursos Humanos e compromisso com o bem-estar dos colaboradores e a satisfação dos clientes. Recentemente assumiu a gestão do cemitério Tremembé.

“A gestão do Chora Menino é um desafio que abraço com empenho e dedicação, e assim também encaro agora a gestão do Tremembé. Busco sempre criar um ambiente de trabalho saudável e acolhedor, onde todos se sintam valorizados e respeitados”, reforça Alessandra.

A presença feminina na gestão dos cemitérios sob a gestão da Consolare não se restringe apenas à administração. As experiências são fonte de inspiração para uma nova geração de profissionais no setor funerário, demonstrando que a liderança feminina desempenha um papel essencial na transformação de áreas de atuação tradicionais. Por meio de determinação, sensibilidade e conhecimento especializado, elas contribuem para a construção de um futuro mais humano, eficiente e compassivo para o setor.

Sobre a Consolare

A Consolare é a concessionária responsável pela gestão dos cemitérios da Consolação, Quarta Parada, Santana, Tremembé, Vila Formosa I e II e Vila Mariana, no município de São Paulo, pelos próximos 25 anos. Reunindo uma visão nacional e grande expertise nos setores funerário e de engenharia, a concessionária tem sua atuação pautada na melhoria dos serviços funerários e da infraestrutura cemiterial da cidade. Além das necrópoles, sua estrutura é composta por mais de 500 colaboradores diretos e indiretos, sete agências funerárias, mais de 120 mil jazigos/covas e 60 salas de velório.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Atleta paraibano é convocado para a seleção brasileira Sub-20

IMAGEM: pAULO PAIVA O lateral-direito Pedro Lima, de apenas 17 anos, foi convocado para a…

2 horas ago

Sousa sofre derrota para Santa Cruz-RN em jogo marcado por polêmica de pênalti

Partida entre santa cruz-rn e sousa Na tarde deste sábado (18), o Sousa experimentou sua…

3 horas ago

Água continua a baixar e Guaíba registra menor nível desde domingo

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, segue em redução. Nas últimas 24 horas, o patamar…

5 horas ago

Sem registro, bebê nascido no Brasil não pode voltar com os pais aos EUA

imagem: acervo pessoal Na última quinta-feira (16), o pai, Christopher Phillips, afirmou que o cartório…

5 horas ago

Prefeitura de Santa Rita diz acreditar em lisura do TCE-PB para realizar São João

A Prefeitura de Santa Rita se manifestou neste sábado (18) após um relatório de uma…

6 horas ago

Deputado estadual é internado após passar mal em João Pessoa/PB

deputado estadual luciano cartaxo O deputado estadual Luciano Cartaxo do Partido dos Trabalhadores (PT) foi internado,…

6 horas ago