Indústria do ramo de papel investe em inovação com IA e ERP

A Premium Papéis, indústria do ramo de papel e embalagens fundada em 1999, na cidade de São Paulo (SP), anunciou que vai dar continuidade ao processo de investimento em inovação tecnológica em 2024. Para este ano, a meta é simplificar o dia a dia, automatizando processos de integração do CRM com site; facilitar a entrada de pedidos de clientes com integração por API; melhorar os APPs de Separação (picking) e entrega; e, principalmente, se antecipar a possíveis problemas com conceitos de inteligência artificial (IA) integrados aos KPIs (indicadores) da empresa.

Luiz Carlos Alvarez Campos, CEO da Premium Papéis, destaca que o investimento em ERP foi essencial para que sua indústria pudesse sobreviver às diversas crises que abalaram a economia brasileira e mundial desde o início do século.

“Se a empresa não contasse com uma organização ERP, não teria sobrevivido à fase mais crítica da pandemia, em 2020, quando todos os comércios fecharam, inclusive restaurantes”, afirma. O empreendimento atua com o modelo B2B  (Business-to-Business – serviços de empresa para empresa).

Durante a chamada “primeira onda” da pandemia de Covid-19, até junho de 2020, 716.372 empresas encerraram suas operações em todo o Brasil, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Destas, 99,8% eram de menor porte.

Investimento em ERP vem desde o início da organização

Com início em 1999, a Premium Papéis começou a produção de pratos de papel e jogos americanos ou fundo de bandeja personalizados para atender a um pedido de terceirização de uma multinacional do ramo alimentício. Seis meses depois, com a crescente demanda do mercado por descartáveis personalizados de papel, o negócio priorizou a ampliação de sua gama de produtos, iniciando a produção de guardanapos e sacos.

Em 2001, com o rápido crescimento, surgiu a necessidade de organização e modernização: foi quando comprou o ERP da Uno Soluções. Nesta época, segundo Campos, crescer e se estruturar de forma organizada fez a diferença para que o negócio conseguisse se manter firme em meio às diversas crises econômicas: “Durante todos esses anos, a Premium Papéis vem investindo em TI (Tecnologia de Informação), aquisição de novas máquinas, qualidade na fabricação dos produtos e atendimento personalizado”.

Em 2012, após a disseminação da marca, a indústria precisou investir na expansão de suas instalações e construiu um galpão de 3.000 m² na cidade de Barueri (SP). Hoje, a empresa conta com uma gama de descartáveis personalizados de papel em seu portfólio e, além dos citados acima, fabrica também sacos e sacolas delivery, papeis de embrulho em folhas e bobinas, embalagens em papel com barreira gordura, dentre outros.

De acordo com o empresário, toda a organização da empresa está no sistema ERP, o que ajuda, entre outras coisas, a identificar pagamentos duplicados de boletos de clientes. “Aqui na Premium, não existe a possibilidade de pagar um boleto duplicado, pois temos tudo organizado, com uma conciliação bancária e um fluxo de caixa futuro previsível”, ressalta. “Não tenho novidades inesperadas, sei exatamente o fluxo financeiro  da minha empresa de hoje a daqui 21 dias (prazo médio de seus recebimentos)”. 

Além disso, prossegue ele, o controle de estoque proporcionado pelo sistema ERP foi um “divisor de águas” para a Premium. “Em meio à complexidade do nosso setor de embalagens personalizadas, ter um sistema que não apenas gerencia, mas otimiza nosso estoque é essencial”, diz Campos. “A entrega semanal programada na Grande São Paulo é suavizada pelo sistema ERP da UNO Soluções, o que contribui para um melhor controle e um fluxo de caixa mais saudável para nossos clientes e parceiros”, complementa.

Para mais informações, basta acessar: https://unoerp.com.br/

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Candidato à reeleição, prefeito de Lucena é preso por desobediência à Justiça Eleitoral

O prefeito de Lucena e candidato à reeleição pelo MDB, Léo Bandeira, foi preso pela…

25 minutos ago

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

13 horas ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

13 horas ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

15 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

16 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

17 horas ago