Brasil é referência na técnica do martelinho de ouro

Técnicas para remover amassados da lataria de veículos sem a necessidade de repintar a superfície são utilizadas há décadas, com registros iniciados na Alemanha. Mas foi no Brasil, no início dos anos 1990, que um antigo funcionário da Volkswagen desenvolveu ferramentas e métodos próprios, hoje conhecidos como “martelinho de ouro”.

Segundo a revista Quatro Rodas, Pedro Souza Santana, de São Bernardo do Campo (SP), é o inventor da modalidade de reparo que ganhou popularidade no Brasil e no exterior.

Desde então, a mão de obra de profissionais brasileiros encontra oportunidades também em outros países. É o caso de Bruno Galdino, técnico de São José do Rio Preto, em São Paulo, com mais de uma década de experiência. “Os brasileiros se destacam no exterior pela agilidade e excelência artesanal”, conta Galdino, que já levou seu martelinho de ouro para workshops na Alemanha, Itália, Austrália, México e Suíça.

Segundo o especialista, enquanto outros países investem em maquinário para reparar a funilaria, os brasileiros se dedicam a aperfeiçoar o trabalho manual. “Com toques leves e certeiros, é possível eliminar por completo amassados na lataria do carro, sem alterar a pintura original do veículo”, explica.

De acordo com Galdino, o jeito brasileiro de desamassar latarias é bastante procurado especialmente por quem tem carros de alumínio, como Tesla, Porsche e Audi. “Como esses carros possuem peças mais caras, é mais vantajoso optar pelo martelinho de ouro do que funilaria convencional”, afirma.

Mas nem todo caso é para martelinho de ouro. A técnica só funciona em reparos onde a tinta do veículo não foi danificada, sem a necessidade de lixamento ou de nova pintura.

De todo jeito, de acordo com a Associação Automobilística Americana (AAA), pelo menos 80% de pequenos amassados ​​em veículos podem ser corrigidos usando PDR, abreviação em inglês para “paintless dent repair”, ou reparo sem pintura, princípio básico do martelinho de ouro brasileiro.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

ANS suspende comercialização de nove planos de saúde

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta quinta-feira (4) a lista de planos…

15 minutos ago

PF indicia Bolsonaro no caso das joias sauditas

A Polícia Federal (PF) indiciou nesta quinta-feira (4) o ex-presidente Jair Bolsonaro no caso das…

1 hora ago

Brasileira com dor rara quer buscar eutanásia na Suíça; entenda o caso

Carolina Arruda, uma jovem de 27 anos, moradora de Bambuí, no Centro-Oeste de Minas, enfrenta uma…

1 hora ago

Paraíba alcança 2ª posição no Nordeste em qualidade de vida, segundo pesquisa do IPS 2024

A Paraíba foi classificada como o segundo melhor estado do Nordeste no ranking de qualidade…

2 horas ago

Carne fica fora da isenção de impostos no relatório preliminar da reforma tributária

O relatório preliminar da regulamentação da reforma tributária divulgado nesta quinta-feira (4) deixou as carnes…

2 horas ago

Lançamento do pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025

Banco Central (BC) e Conselho Monetário Nacional (CMN) instituíram nesta quinta-feira (4) novas regras do Open Finance (modalidade que compartilha informações de uma…

2 horas ago