Nos últimos anos, o cenário do consumo no Brasil tem passado por transformações significativas, especialmente no que diz respeito à forma como os brasileiros realizam suas compras de supermercado. Um fenômeno notável é o aumento do parcelamento das compras, uma prática que, embora ofereça alívio temporário ao consumidor, também levanta preocupações sobre o endividamento e a inadimplência.
Segundo levantamento da GetNet, a fatia de transações parceladas no total de compras no varejo alimentar cresceu de 6,2% para 7,4% entre agosto de 2023 e agosto de 2024. O tíquete-médio parcelado das compras foi de R$270, refletindo um aumento de 15% em relação ao ano anterior. Apesar de ainda representar uma porcentagem relativamente baixa, esse aumento é significativo, considerando que se trata de produtos essenciais.
A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) aponta que os consumidores que optam pelo parcelamento apresentam uma taxa de inadimplência 30% maior do que aqueles que pagam à vista. Um dos principais fatores que incentivam o parcelamento das compras é a alta dos preços dos alimentos, que pelos dados do IPCA variou 49% entre janeiro de 2020 e agosto de 2024. Mesmo com uma leve recuperação da renda real desde 2021, os brasileiros ainda não atingiram os níveis pré-pandemia.
Para Mariana Rangel, Diretora de Marketing do Cartão de TODOS, cartão de descontos com soluções nas áreas de saúde, educação e lazer, que está lançando a promoção “Green Friday” que oferece sorteios de um ano de compras em supermercado além de diversos benefícios durante a promoção de 28 a 31 de outubro, é muito importante que os consumidores fiquem atentos a oportunidades que possam contribuir para a economia doméstica. “Muitas vezes, simples estratégias como optar por compras com cashback podem fazer a diferença no final do mês. Buscar produtos e serviços com descontos também representa um ótimo caminho para ajudar a sair do vermelho”, aponta Rangel.
Com mais de 18 milhões de filiados, o Cartão de TODOS possui 390 unidades presentes em todo o território nacional — nas cidades com mais de 100 mil habitantes — e permite que os filiados acessem serviços de saúde, educação e lazer com desconto e preços mais acessíveis. Além de consultas médicas, odontológicas e exames laboratoriais, quem adere ao cartão tem ainda descontos e cashback em centenas de marcas parceiras para compras feitas em estabelecimentos locais ou pelo aplicativo do Cartão.
Esri: Data: quinta-feira, 31 de outubro de 2024 Hora: 8h PT | 15h GMT Inscreva-se…
Mais de 46 milhões de brasileiros utilizam contas ativas em fintechs no Brasil, segundo informações…
Parcerias com foco no desenvolvimento social crescem pelo Brasil. Para especialista, inclusão produtiva precisa fazer…
Cia Athletica fala sobre recomendações esportivas para idades de 5 a 17, 18 a 64…
A ExxonMobil adquiriu os direitos exclusivos de licenciamento no exterior do processo de fabricação de…
A Weinberger, com foco nas necessidades específicas do setor, desenvolve uma linha de escovas especiais…