A saúde do corpo também passa pela saúde bucal. Logo, é imprescindível manter esse cuidado para uma melhor qualidade de vida. No entanto, segundo dados do estudo Desigualdades socioeconômicas no uso de serviços odontológicos no Brasil, que interpretam uma análise da Pesquisa Nacional de Saúde de 2019, 15,9% dos brasileiros nunca foi ao dentista.
A amostra final deste estudo foi constituída de 88.531 participantes com 18 anos ou mais. Utilizaram serviço odontológico no último ano 48,2%, entre os quais 24,4% usaram serviços públicos e 60,1% pagaram pela consulta. Mulheres e brancos utilizaram mais os serviços odontológicos.
Boa parte desses problemas são preveníveis, mas, para ter esse diagnóstico precoce é importante manter um calendário frequente de idas ao dentista. Ao menos é o que recomenta o cirurgião-dentista Dr. Paulo Coelho Andrade, mestre e especialista em implantodontia e odontologia estética, alerta sobre o risco de enfermidades que podem ser causadas por doenças bucais
“Tem muita gente que vai ao médico, mas esquece de ir ao dentista. Isso está errado. Não podemos pensar na saúde do corpo individualmente porque o corpo é um conjunto de sistemas completo. Manter uma rotina mínima semestral em uma clínica odontológica é extremamente importante para prevenir doenças mais simples, como a cárie, doenças periodontais e focos dentários, mas também complicações mais severas”, orienta.
Dr. Paulo, que é proprietário da clínica Implantodontia & Odontologia Estética, localizada no bairro Mangabeiras, na região Centro-Sul da capital mineira, ainda esclarece que essa circunstância cíclica do corpo pode acarretar possíveis focos de infecções em outros locais do corpo. “As bactérias presentes em bolsas periodontais ou em estruturas dentais danificadas podem cair na corrente sanguínea, atingir as válvulas cardíacas, tendo potencial de provocar um quadro de endocardite bacteriana que pode levar ao infarto do miocárdio”, alerta o especialista.
Todavia, para o cirurgião-dentista, o trabalho de um dentista não se concentra mais apenas em realizar procedimentos de higiene, prevenção, diagnóstico ou tratamento de doenças bucais. “A prevenção é o mais importante, claro. Porém, quando falamos em saúde, também falamos de autoestima e ter sorriso harmônico é tão importante quanto ter uma boca saudável. Hoje, os profissionais, junto às revolucionárias tecnologias, conseguem proporcionar aos pacientes resultados próximos do que pode ser o famoso ‘sorriso perfeito’. Entre os tratamentos mais procurados e eficazes para o sorriso mais harmônico estão as facetas ou coroas de porcelana, implantes, clareamento e o preenchimento com ácido hialurônico”, conclui.
CHICAGO, Jan. 15, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Amlan® International, provedor líder de tecnologias minerais…
O romancista Mar’Junior lançou em outubro de 2024 a sua nova obra. “O Perdão” é…
Iniciativa oferece prática esportiva inclusiva durante o período de férias escolares no município de Nova…
Com um ambiente legal bem definido, as empresas poderão criar produtos e serviços baseados em…
Os carros elétricos equipados com tecnologia de carregamento bidirecional podem armazenar eletricidade e alimentá-la de…
Reconhecida por sua liderança em nutrição de plantas, a empresa destaca fertilizantes para solos deficientes…