Setor de energia elétrica já inseriu 70% de seus clientes no Cadastro Positivo

Parte integrante da terceira etapa de adesão ao Cadastro Positivo, o setor de energia elétrica já inseriu mais de 70% de seus consumidores na base de dados da iniciativa. Segundo a ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, atualmente 55 milhões de usuários já são beneficiados com essa inclusão. O segmento tem potencial de incorporar os dados de 76 milhões de clientes à base do Cadastro Positivo em todo o país.

A proposta do Cadastro Positivo (Lei 12.414 com alterações da Lei Complementar 166, de 8/04/2019), em vigência no modelo de adesão automática desde julho de 2019, é auxiliar na avaliação de risco na concessão de crédito por meio de informações positivas. Assim, os credores podem ter uma visão mais detalhada do histórico de pagamentos de pessoas físicas e jurídicas que solicitam crédito, viabilizando a oferta de condições de crédito mais adequadas a cada perfil. 

“A adesão do setor ao Cadastro Positivo contribui de forma importante para que os clientes individuais e corporativos das concessionárias de energia elétrica possam ter acesso ao crédito, mas, principalmente, a boas condições de crédito, o que é fundamental para o desenvolvimento econômico da sociedade”, afirma Sandoval Feitosa, Diretor Geral da ANEEL.

“Graças à sua capilaridade, o segmento de energia elétrica é estratégico para ampliar a visibilidade creditícia dos brasileiros, promovendo uma série de benefícios socioeconômicos, entre eles a queda da inadimplência, a melhora dos instrumentos de recuperação de crédito e a inclusão financeira”, analisa Elias Sfeir, presidente da Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), entidade que representa os birôs de crédito gestores do banco de dados do Cadastro Positivo. 

“Agradecemos o apoio da ANEEL, assim como o das concessionárias que aderiram ao programa e a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (ABRADEE), por esse esforço coletivo para a democratização dos benefícios do Cadastro Positivo”, completa Sfeir. 

Após o êxito na inclusão dos dados recebidos das instituições financeiras, telecomunicações e concessionárias de energia elétrica, a quarta fase, referente às empresas de saneamento, segue em andamento, com potencial de inclusão de até 55 milhões de registros. 

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Homem é assassinado à facadas em Boqueirão/PB e suspeito do crime é achado morto, diz PM

Um jovem, identificado como Moisés Henrique, foi assassinado à facadas neste domingo (6), em Boqueirão/PB.…

7 horas ago

Prefeitura inicia discussões sobre o Plano Municipal de Turismo de Campina Grande/PB

Após participar em Brasília da 51ª edição da Abav Expo 2024, o maior evento de turismo…

8 horas ago

Em Cabedelo/PB: candidato fica como suplente de vereador mesmo sem receber nenhum voto

Um candidato entrou para a lista de suplentes de vereador na Paraíba mesmo sem ter…

8 horas ago

Central de Transplantes da Paraíba registra a 10ª doação de coração do ano

A Central Estadual de Transplantes da Paraíba registrou, na tarde dessa quinta-feira (3), no Hospital…

8 horas ago

Sine oferece 721 vagas de emprego em doze cidades da Paraíba

O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) oferece, a partir desta segunda-feira (7), 721…

9 horas ago

Artesãos paraibanos participam de salão internacional de artes na França

Uma delegação da Paraíba desembarca na França, nesta terça-feira (8), para participar da edição de…

9 horas ago