Setor de franquias cresceu 13,8% entre 2022 e 2023

O setor de franquias brasileiro está em crescimento, tendo apresentado uma expansão de 13,8% em 2023 (em relação ao ano de 2022). Os dados são da Pesquisa de Desempenho Franchising, feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) e pela BR Insights.

Com dados coletados entre 08 e 31 de janeiro de 2024, a pesquisa amostrou 43% do faturamento do setor. Na comparação entre o 4º trimestre de 2022 e o 4º trimestre de 2023, por exemplo, observou-se um aumento de 14,2% do faturamento das franquias participantes. O valor atingido foi de R$72,6 milhões.

Já o faturamento total do ano de 2023 ficou em R$240,6 bilhões. Este é o valor que representou o aumento de quase 14% de expansão em relação ao ano anterior.

Filipe Falcão é sócio-diretor da rede de franquias Sucão e considera os resultados da pesquisa uma evidência da resiliência do setor. “Este desempenho notável, especialmente em um contexto econômico desafiador, reflete a eficácia das franquias em adaptar-se às novas demandas do consumidor, incorporando inovações tecnológicas e explorando novos nichos de mercado”, comenta ele.

A pesquisa também avaliou o desempenho das franquias por setor. Três setores receberam destaque, por terem crescido consideravelmente mais que os outros entre os anos de 2022 2023: o de Alimentação – Food Service (17,9%), Hotelaria e Turismo (16,4%) e Saúde, Beleza e Bem-Estar (17,5%). O setor de Alimentação é, também, o que lidera o ranking das 50 maiores franquias no Brasil.

“A alta de 17,9% no setor de Alimentação supera o crescimento geral do mercado de franchising, destacando o apetite crescente dos consumidores por opções de alimentação que oferecem conveniência, qualidade e variedade. Este crescimento é um testemunho da inovação constante dentro do setor, que vai desde a diversificação de cardápios até a implementação de práticas sustentáveis e o uso de tecnologia para melhorar a experiência do cliente”, explica Falcão.

Como possíveis explicações para o crescimento do setor de franchising de Alimentação –  Food Service, o estudo sugere o delivery em alta combinado com a retomada presencial, a alta de tíquete médio, novos modelos de negócio focados em conveniência e uso de tecnologia para produtividade. Os novos modelos de operação com foco no consumidor também fazem parte das razões de crescimento dos outros setores do topo da lista.

No geral, o crescimento das operações em franchising foi de 6,2%, atingindo 195.862 em 2023. “É importante destacar que, apesar do crescimento robusto, o mercado de franchising enfrenta desafios contínuos, como a gestão de custos operacionais e a adaptação a um cenário econômico volátil. Além disso, a crescente importância da sustentabilidade e a expectativa por práticas empresariais éticas estão moldando o futuro do setor”, finaliza Falcão.

Para saber mais, basta acessar http://www.sucao.com.br

DINO

Recent Posts

Candidato à reeleição, prefeito de Lucena é preso por desobediência à Justiça Eleitoral

O prefeito de Lucena e candidato à reeleição pelo MDB, Léo Bandeira, foi preso pela…

3 horas ago

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

15 horas ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

16 horas ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

17 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

18 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

19 horas ago