Advogada explica ocorrência do limbo previdenciário

O Limbo Previdenciário emerge quando o trabalhador, afastado por mais de 15 dias de suas atividades habituais, busca o benefício por incapacidade no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), geralmente na forma de auxílio-doença. Entretanto, mesmo munido de um atestado médico que atesta sua inaptidão para o trabalho, o perito médico do INSS pode considerá-lo apto para retornar, deixando o trabalhador sem o benefício previdenciário e sem a remuneração paga pela empresa.

Apesar de haver um projeto de lei em andamento no Congresso para regulamentar a situação, a legislação atual determina algumas ações. A Lei n.º 11.907/2009 determina que o Perito Médico do INSS deve emitir parecer conclusivo sobre a incapacidade laboral. Mesmo que o médico da empresa considere o trabalhador inapto, se o INSS o considerar apto, ele pode retornar ao trabalho.

A Dra. Silvia Correia, advogada e consultora especializada nas áreas trabalhista, previdenciária e empresarial, destaca que, na prática, essa situação complexa pode se desdobrar de três maneiras: 1) O trabalhador está incapacitado, mas seu auxílio-doença é negado pelo INSS; 2) O pedido de prorrogação do auxílio-doença foi indeferido pelo INSS, e o trabalhador ainda não tem condições de retornar ao trabalho; 3) O INSS demora para analisar o pedido de concessão ou prorrogação do auxílio-doença, enquanto o trabalhador permanece incapacitado.

Silvia Correia enfatiza que as soluções para o Limbo Previdenciário envolvem recursos administrativos ou ações judiciais contra o INSS. Empresas podem adotar medidas preventivas, como reintegrar o trabalhador após o INSS considerá-lo apto ou readaptá-lo. “A falta de regulamentação clara destaca a necessidade urgente de atenção a essas questões no âmbito previdenciário”.

Sobre Dr. Silvia Correia

É advogada e consultora nas áreas trabalhista, previdenciária e empresarial. Mestre em Direito, professora e palestrante. Foi procuradora sênior trabalhista da Infraero, conselheira da OAB do Rio de Janeiro, professora em cursos de extensão em Dir. Material e processual do trabalho e Dir. Previdenciário do ESA OAB RJ, professora do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho e previdenciário na Universidade Cândido Mendes, professora em curso de pós-graduação em direito processual do trabalho e previdenciário CEPED UERJ, professora em curso de pós-graduação em direito do trabalho e direito previdenciário na PUC-Rio.

Para saber mais, basta acessar:

https://www.instagram.com/silvia.correia.advocacia/

https://www.linkedin.com/in/silvia-correia-506078a8/

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Evento de campanha de Nilvan Ferreira em Santa Rita/PB é interrompido após tiros

caso ocorreu na noite dessa segunda-feira (30), no bairro Tibiri Fábrica. Um evento de campanha…

30 minutos ago

SICPA líder mundial em marcação de combustíveis por volume, com mais de 60 bilhões de litros marcados por ano

Em menos de uma década, a SICPA tornou-se líder de mercado global em serviços de…

3 horas ago

SLB anunciará resultados do terceiro trimestre de 2024

A SLB (NYSE: SLB) realizará uma teleconferência em 18 de outubro de 2024 para expor…

4 horas ago

Ao lado de Sara, Domiciano e Maria Helena reúnem multidão em Comício da Esperança na Avenida São Sebastião

Uma multidão foi a Avenida São Sebastião, no Centro de Bayeux, para participar do *Comício…

5 horas ago

Polícia investiga tentativa de duplo homicídio na PB: avô e neto baleados

A Polícia Civil da Paraíba está investigando uma tentativa de duplo homicídio ocorrida na cidade de Camalaú, no interior do…

11 horas ago

Clínica é fechada após denúncias de cárcere privado e maus-tratos em Santa Rita/PB

A promotoria de Justiça de Santa Rita, cidade da região metropolitana de João Pessoa, em parceria…

12 horas ago