Recuperação do setor de engenharia aponta tendência

O setor de serviços de engenharia no Brasil demonstrou uma recuperação notável em 2022, marcando um período de resiliência e expansão após enfrentar diversos desafios econômicos e ciclos de baixa. O segmento, que abarca também a engenharia consultiva e gerenciamento, aponta um crescimento geral de 37,45% (link para a edição da revista), sinalizando uma tendência positiva de recuperação e crescimento.

Um exemplo deste avanço é a empresa Timenow, que registrou um aumento de 60% em sua Receita Operacional Bruta entre 2021 e 2022. Além disso, a empresa progrediu no Ranking da Engenharia Brasileira, subindo da 50ª para a 5ª posição em uma década. Este desempenho reflete a capacidade de adaptação e inovação que tem sido uma característica marcante das empresas que se diferenciam no setor.

O Ranking da Engenharia apontou que a recuperação da indústria de engenharia no Brasil é atribuída aos investimentos de setores de capital intensivo e indústrias de base, mas também com o avanço de segmentos como infraestrutura e agronegócio. Já pela perspectiva de produtividade, o avanço tem sido reflexo de uma série de fatores, incluindo a adoção de novas tecnologias, a valorização do capital humano e a implementação de processos operacionais mais eficientes. As empresas estão cada vez mais focadas em desenvolver culturas organizacionais fortes, diversificadas e inovadoras, um aspecto que tem se mostrado crucial para o crescimento sustentável.

Antonio Toledo, CEO da Timenow, salientou a importância desta cultura. “Nossa estratégia não se baseia apenas em números. Estamos construindo uma cultura diversificada e inovadora. Tudo que estamos conquistando gira em torno deste alinhamento entre pessoas, processos e tecnologia,” afirmou Toledo.

Este cenário positivo para a indústria de engenharia no Brasil sinaliza um futuro promissor, marcado por avanços tecnológicos, sustentabilidade e um forte enfoque na melhoria contínua e na excelência operacional.

DINO

Recent Posts

Taxa de desocupação da Paraíba recua para 7,8% no 3° trimestre de 2024, revela IBGE

Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…

9 horas ago

Congresso Advocacia 5.0 abordará o futuro do Direito

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…

1 dia ago

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

2 dias ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

2 dias ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

2 dias ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

2 dias ago