Empresas buscam ferramentas para gestão financeira via WhatsApp

Criado em 2009, o WhatsApp é amplamente usado no dia a dia das pessoas. De acordo com as informações reveladas pelo instituto “We Are Social“, o WhatsApp Messenger é a rede social mais utilizada no território brasileiro. Segundo a sua análise, 93,4% das pessoas no país têm uma conta dentro do mensageiro. Além disso, as estimativas também apontam que este é o aplicativo mais amado entre o público nacional, sendo o primeiro do ranking também no quesito “tempo mensal de uso”.

A rapidez e agilidade geradas pelo aplicativo auxiliaram na consolidação do WhatsApp Business como canal de comunicação corporativo e agora ganha espaço em uma das principais barreiras para os pequenos negócios: o controle financeiro.

Com números que ultrapassaram os 15 milhões de registros, segundo o Sebrae, os Microempreendedores Individuais (MEI) compõem uma modalidade que movimenta, junto às Micro e Pequenas Empresas, mais de um quarto do PIB do país. Diante desse cenário, a gestão de caixa é um dos principais desafios desses pequenos empresários, que, em meio às diversas responsabilidades de tocar um negócio, podem negligenciar uma área vital para a operação.

Em meio à complexidade do universo dos números, contas e projeções, a conhecida planilha no computador está perdendo espaço para o dinamismo oferecido pelo aplicativo, principalmente para quem faz praticamente tudo dentro do próprio negócio: atende clientes, resolve pendências com funcionários, paga fornecedores, cuida de mídias sociais, entre outras responsabilidades.

Plataformas integradas ao WhatsApp têm como objetivo resolver questões indispensáveis às finanças dessas categorias, e isso é possível ao simplificar processos desburocratizando a análise desses números. O uso de chatbots e Inteligência Artificial (IA) com linguagens de programação que buscam reproduzir a comunicação humana de forma natural facilitam a síntese de dados e informações complexas em gráficos e mensagens de fácil entendimento.

O fato de conseguir centralizar a gestão financeira em um único ambiente, já conhecido e com uma comunicação simples, oferece mais praticidade em comparação aos métodos tradicionais que podem exigir outros softwares e conhecimentos específicos.

Outra vantagem é a acessibilidade sem a necessidade de um dispositivo específico para determinado programa, como computadores. Informações como fluxo de caixa e lucros já estão disponíveis de forma rápida no aplicativo de mensagens. O gestor que não tem o hábito de escrever talvez leve um pouco mais de tempo para se adaptar. No entanto, ao usufruir dos benefícios, pode não querer mais retornar ao método tradicional.

Pequenas e médias empresas, assim como os MEIs, frequentemente enfrentam sobrecarga e falta de tempo para lidar com várias questões. Entre tantas tarefas, como gerenciar estoque, marketing e lançamento de produtos, o controle financeiro muitas vezes acaba sendo deixado de lado. No entanto, o uso do WhatsApp pode simplificar essa questão, permitindo que o usuário se concentre em outras prioridades, como melhorar o atendimento ao cliente.

Quanto à segurança, são adotadas as medidas tradicionais do aplicativo. Apenas um número de telefone tem acesso às conversas, que são criptografadas de ponta a ponta. Além disso, é possível configurar barreiras de proteção, como verificação de dispositivo, códigos de segurança e verificação em duas etapas. No entanto, é importante ressaltar que qualquer processo envolvendo tecnologia e informações sigilosas requer cuidados para evitar fraudes e golpes.

“O WhatsApp mudou a forma de comunicação por meio de mensagens diretas e agora pode auxiliar empreendedores em todo o país a superarem as dificuldades da gestão financeira”, analisa Maykow Lenzi, CEO da Lucrefy.

 

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