PME buscam segurança com custo acessível

As micro e pequenas empresas impulsionam a economia do Brasil, apenas no primeiro semestre de 2023, houve a criação de 868,8 mil novos pequenos negócios, segundo um relatório recente divulgado pelo SEBRAE. Graças à tecnologia moderna e o advento de ferramentas como a Inteligência Artificial (IA) essas empresas agora podem investir em segurança com menos recursos financeiros. O uso da IA, por exemplo, tem tornado as tecnologias de segurança mais acessíveis, eficazes e adaptáveis às necessidades individuais de cada empresa.

Hoje, as tecnologias de segurança estão mais democratizadas, e com monitoramento para reduzir a carga de trabalho e custos, o que possibilita uma resposta mais rápida a incidentes. O controle de acesso remoto em tempo integral permite que proprietários ou gerentes possam abrir portas por meio de um terminal de reconhecimento facial. Desta forma, é possível controlar o acesso de funcionários, fornecedores e outros visitantes, virtualmente, por um dispositivo móvel.

As câmeras de monitoramento que utilizam a inteligência artificial possuem diversas faixas de preços. A mais recente geração de câmaras NVRs (Network Video Recorder) e DVRs (Digital Video Recorder) possui um valor semelhante ao das câmeras tradicionais. O equipamento é capaz de diferenciar entre humanos, veículos e outros objetos, como animais ou folhas caindo no chão. Isso significa que podem detectar ameaças à segurança reais de forma imediata e enviar um alarme para o celular dos gestores.

Outra opção para reduzir custos e aumentar a segurança do local é integrar o sistema de CFTV (Circuito Fechado de Televisão) com o sistema de alarmes, gerando respostas sonoras e de luz para intimidar invasores, além de poder contratar um serviço de monitoramento para agregar mais segurança e confiabilidade. Atualmente, as centrais de alarme possuem capacidade para trocar informações com o sistema de CFTV, permitindo reduzir custo de instalação ao eliminar os sensores perimetrais, pois é possível utilizar as câmeras citadas anteriormente que possuem capacidade de identificar humanos para funcionar, também, como sensor do sistema de alarme.

O sistema de segurança com Inteligência Artificial pode ajudar pequenas empresas a minimizar falsos alarmes, o que reduz custos e poupa tempo, portanto há uma economia em longo prazo.

“Com ‘tags’ na cronologia de vídeo é possível procurar pessoas e veículos com rapidez e facilidade, sem necessidade de passar horas debruçado sobre filmagens, pesquisando manualmente”, explica Edson Machado, Gerente de Produtos na Hikvision.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Relatório anual de tendências da Hilton prevê que 2025 será o “Ano de Maximizar as Viagens”

As tendências, que vão desde viagens ativas ou preguiçosas até viagens com amigos do trabalho,…

1 hora ago

Todos os munícipos da Paraíba passam a contar com sinal 5G a partir desta segunda-feira (30)

A partir desta segunda-feira (30), todos os municípios da Paraíba estarão aptos a receber o…

10 horas ago

Adolescente é preso, pela sexta vez no ano, suspeito de assaltos em João Pessoa

A Polícia Militar (PM) prendeu pela sexta vez somente neste ano, um adolescente que estaria…

10 horas ago

Recurso contra prisão de Lauremília Lucena será julgado pelo TRE na próxima segunda

O juiz federal Bruno Teixeira de Paiva, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), encaminhou…

11 horas ago

Projeto cria multa para quem carrega e usa drogas em ambientes públicos

O Projeto de Lei 2771/24 institui multa de um salário mínimo (atualmente, R$ 1.412) pelo…

11 horas ago

Candidato a vereador é preso em flagrante na Região Mtropolitana de João Pessoa

Um candidato a vereador foi preso em flagrante nesse sábado (28), suspeito de tráfico de…

11 horas ago