Profissões digitais podem impulsionar mercado audiovisual

O Brasil está cada dia mais conectado. Em média, oito a cada dez (80%) domicílios do país têm acesso à internet, conforme dados da pesquisa TIC Domicílios 2022, promovida pelo NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR) publicada em maio e divulgada pelo Ministério das Comunicações.

A pesquisa revelou que a conectividade faz parte do dia a dia de 149 milhões de pessoas, cerca de oito entre dez (81%) brasileiros. Dentre os usuários, 62% acessam a web apenas por dispositivos móveis. 

E é por meio dos aparelhos celulares que, todos os dias, milhões de brasileiros acessam as principais redes sociais digitais, ambiente onde é possível interagir com familiares, amigos, empresas e influenciadores digitais. Para se ter ideia, o Brasil foi o terceiro país com o maior número de usuários do YouTube em janeiro de 2023, com 142 milhões de indivíduos, ficando atrás apenas da Índia (467 milhões) e Estados Unidos (245 milhões). Os dados integram um estudo da Cuponation

Segundo o Relatório “Influenciadores Digitais”, realizado pelo Opinion Box junto com a Influency.me, existem mais de meio milhão de pessoas trabalhando com marketing de influência no Brasil. 

O levantamento destaca que, com milhões de seguidores, os profissionais digitais têm o potencial de aumentar o reconhecimento de marcas e transformar essa influência em vendas tangíveis. Afinal, 75% dos usuários do país já fizeram algum tipo de compra após receber a recomendação de um influenciador nas redes sociais.

A pesquisa também revela que os vídeos curtos, com duração entre 1 e 3 minutos, estão entre os conteúdos preferidos pelos usuários de internet do Brasil. Para Leandro Ferreira, CEO-Founder da Mov Locadora – startup que atua com o aluguel por dia ou assinatura de equipamentos audiovisuais e tecnologia -, os dados demonstram que a ascensão das profissões digitais, como influenciadores, YouTubers e TikTokers, desempenha um impacto significativo no mercado audiovisual.

Nesse panorama, Ferreira lista cinco características do trabalho dos profissionais digitais nos tópicos a seguir:

  1. Ampliação do público – A capacidade desses profissionais de alcançar grandes audiências beneficia o mercado audiovisual, aumentando a visibilidade de produções, equipamentos e serviços;
  2. Transformação digital – Eles [influenciadores] impulsionam a adoção de tecnologias virtuais na indústria, resultando em inovações e avanços;
  3. Engajamento e autenticidade – A autenticidade dos profissionais digitais constrói confiança com o público, o que é valioso para empresas de locação de equipamentos audiovisuais;
  4. Democratização da produção – [Os influenciadores] inspiram mais pessoas a criar conteúdo, aumentando a demanda por equipamentos audiovisuais;
  5. Mudanças nas tendências de consumo – [Os profissionais digitais] Influenciam as preferências do público, afetando a produção e o consumo de conteúdo.

Na visão de Ferreira, para a Mov Locadora, startup rentaltech audiovisual de São Paulo com 8 unidades espalhadas em lockers do Posto Ipiranga que também está presente em Florianópolis e em expansão para novas capitais no próximo ano, isso representa uma oportunidade para atender à crescente demanda por equipamentos e serviços de qualidade. “É possível se adaptar às mudanças do mercado audiovisual em constante evolução com equipamentos novos e atualizados”, diz.

Para mais informações, basta acessar: https://movlocadora.com.br/

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Candidato à reeleição, prefeito de Lucena é preso por desobediência à Justiça Eleitoral

O prefeito de Lucena e candidato à reeleição pelo MDB, Léo Bandeira, foi preso pela…

25 minutos ago

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

13 horas ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

13 horas ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

15 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

16 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

17 horas ago