Estudo Mercado Contábil aponta dados do setor

De acordo com os dados levantados na pesquisa Mercado Contábil, realizado pela startup contábil HubCount em conjunto com a Linx, especialista em tecnologia, em publicação feita pela Money Report, 41,97% dos escritórios contábeis atendem em nível estadual, indicando uma abrangência que ultrapassa as fronteiras municipais.

A publicação informa que 19,87% estendem seus serviços para o âmbito nacional, e surpreendentes 1,75% afirmam atender também clientes no exterior. Esses números refletem a capacidade das ferramentas tecnológicas em superar barreiras geográficas, permitindo que os contadores expandam seu alcance para diferentes regiões, estados e até mesmo países.

Os resultados desta pesquisa recente revelam que a transformação digital está desempenhando um papel crucial no crescimento e na expansão geográfica do setor contábil no Brasil. O estudo em questão, conduzido por uma parceria entre a startup HubCount e a Linx, destaca que 63,59% dos escritórios contábeis entrevistados não se limitam a atender apenas seu município de origem, como dito anteriormente.

Márcio Shimomoto, presidente do Escritório de Contabilidade King, afirma que a transformação digital possibilita que, com o uso das novas ferramentas tecnológicas, o contador possa ter as informações fiscais necessárias para atender os seus clientes mesmo com a complexa legislação tributária de cada estado e município, quebrando assim as fronteiras nacionais, e também com a adoção do Brasil ao IFRS, que são as normas internacionais contábeis, abre-se a possibilidade de atender cada vez mais clientes internacionais.

Ainda de acordo com os dados do relatório apontado no início desta matéria, na publicação realizada pela Money Report cerca de 55,4% das empresas participantes da pesquisa possuem mais de dez anos de atuação no mercado. Além disso, outro ponto observado, segundo a publicação, é o número de empresas novas: 10,7% têm menos de um ano de existência, enquanto 11,5% dos escritórios atuam de um a três anos, sugerindo uma renovação do mercado.

Sobre um resumo geral do conteúdo desta matéria, Márcio fez uma afirmação. “Com a crescente utilização de ferramentas tecnológicas pelas empresas contábeis, aliadas à proximidade da reforma tributária, que deverá simplificar a complexa configuração tributária hoje vigente em nosso país, é uma questão de sobrevivência que a contabilidade volte às suas origens, e o contador, além de gerar os números, também a utilizem para auxiliar os seus clientes na gestão de seus negócios, sendo definitivamente o parceiro estratégico de seus clientes”.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Zambon recorre ao Kinaxis para aumentar a transparência em toda a cadeia de suprimentos global

Empresa farmacêutica multinacional italiana busca obter clareza em meio à complexidade após a expansão do…

13 minutos ago

Motoboy é preso acusado de estupro de vulnerável em Campina Grande/PB

A prisão foi realizada no bairro do cruzeiro, em campina grande. foto: divulgação/pmpb. A Polícia…

51 minutos ago

Vodafone e Intelsat expandem serviços de conectividade via satélite para o setor público e privado

A Vodafone e a Intelsat, a operadora de redes integradas terrestres e de satélites, ampliou…

3 horas ago

Mais de 360 opoerunidades de emprego, em João Pessoa, a partir desta segunda

O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) inicia a semana ofertando 367 vagas de emprego nos…

5 horas ago

Adolescente de 13 anos perde controle de motocicleta e morre após colidir com caminhão

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET Um grave acidente ocorreu neste sábado (21), na BR-427, saída para Paulista, na…

20 horas ago

Faltando menos de 15 dias para as eleições, candidatos não podem mais ser presos, a não ser em flagrante

FOTO: REPRODUÇÃO/INTERNET Desde ontem (21), os candidatos a prefeito e vereador não podem mais ser…

20 horas ago