Somente no ano passado, foram estimados 66.280 novos casos de câncer de mama, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Essa incidência significa que são 43,74 casos para cada 100 mil mulheres brasileiras.
Estatísticas como essas, reforçam a necessidade de uma força-tarefa para o combate desta doença. Um amparo nessa luta é a campanha Outubro Rosa, que procura orientar mulheres com o cuidado preventivo, mas também as auxilia e conforta após um diagnóstico.
Um exemplo é a história da apresentadora de televisão Melissa Costa. Âncora do programa Saber Viver, exibido em Minas Gerais e no Espírito Santo através, respectivamente, da TV Alterosa e da TV Tribuna, Melissa é um exemplo de quem viveu na pele a dor de uma confirmação de câncer de mama.
“No momento em que recebi a informação, foi uma sensação estranha. Algo difícil de explicar. Mas depois agradeci pela oportunidade de ter a chance de tratamento”, conta a apresentadora. “O tratamento se inicia na mente, e, no meu caso, o que foi mais difícil foram as intervenções cirúrgicas”, recorda-se Melissa Costa, que precisou passar por uma mastectomia bilateral. Em outras palavras, ela se viu diante do pesadelo de retirar as duas mamas.
É o que vem fazendo a You Saúde, plano de saúde que decidiu incluir em sua agenda várias ações neste período. Além de campanhas de esclarecimento, a organização também vem promovendo palestras didáticas a respeito da doença, sorteios de exames preventivos, incentivos ao autoexame e até o chamamento para que pessoas doem lenços para mulheres em tratamento de câncer de mama. “Nosso papel também é de lembrar, reforçar e despertar em todas as mulheres os hábitos necessários para evitar o câncer”, afirma Celso Dilascio, coordenador médico da You Saúde.
“Falar sobre a doença pode auxiliar as pessoas a entender que é real e acontece com frequência. Assim, queremos estimular o autoexame, a rotina de visita a um médico especialista, bem como o conhecimento das possibilidades de prevenção existentes”, afirma. “Desejamos evitar a doença para o maior número possível de mulheres. Não conseguindo evitar, desejamos permitir que o diagnóstico da doença seja o mais precoce possível, visto que isso permitirá melhores expectativas para as pacientes”, complementa.
Celso Dilascio admite que esta tarefa ainda é um desafio, uma vez que existem muitos medos e costumes que prejudicam a rotina de prevenção e detecção precoce do câncer de mama. “O assunto neoplasia ou câncer ainda é tabu para muitas pessoas. Acreditamos que falar sobre o assunto possa ajudar no combate contra essas situações”, justifica o médico.
A campanha durante o Outubro Rosa traz resultados consistentes, na visão da mastologista do Hospital Felício Rocho Fábia Beraldo Silveira. Ela revela que o principal obstáculo à luta contra o câncer de mama é a falta de acesso de parte da população aos exames capazes de identificar a doença, principalmente à mamografia. Mas neste período esse trabalho é intensificado. “Em alguns lugares muitas mulheres conseguem ter o acesso ao exame, com doações e trabalhos voluntários. Além disso, ocorre a conscientização necessária sobre a doença e sobre a importância do diagnóstico precoce”, sustenta.
A realização dos exames, segundo a especialista do Felício Rocho, é o melhor atalho para reverter o cenário nacional. “As pacientes com o diagnóstico de câncer de mama, ao terem acesso às drogas ou ao tratamento mais adequado, aumentam as chances de cura. E, claro, elas devem focar sempre na prevenção. Isto significa investir em qualidade de vida, praticar atividades físicas, ter alimentação saudável, evitar a obesidade e o uso de álcool e tabagismo, e fazer o rastreamento periodicamente. É possível vencer o câncer com esses cuidados”, pontua Fábia Beraldo Silveira.
Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…
PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…
Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…
O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…
Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios
Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…