SindHosp lança livro que retrata a trajetória da pandemia de Covid-19

O livro VÍRUS MORTAL: Os hospitais privados paulistas, o SindHosp e a pandemia da covid-19 será lançado na terça-feira, dia 21 de maio, às 13h00, na sala da presidência da Hospitalar, a principal feira do setor da saúde da América Latina, com o objetivo de relatar a trajetória e as iniciativas do SindHosp- Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo durante a pior crise sanitária em 120 anos.

De acordo com o presidente, mesmo sendo o maior sindicato patronal da saúde na América Latina e com mais de oito décadas de experiência, o SindHosp, com o advento da pandemia, também se deparou com uma crise de proporções inimagináveis e desafios até então inéditos.

Segundo o médico Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, o livro traz um panorama social, econômico, estatístico e histórico da pandemia, traçando uma linha do tempo, que inclui o primeiro dia da pandemia até seu último dia. “Nesse período, o SindHosp foi protagonista de um projeto inédito de comunicação e utilidade pública ao trazer dados e pesquisas da pandemia de covid-19 nos hospitais com informações fidedignas para a opinião pública, gestores da saúde e imprensa. As pesquisas alimentaram a imprensa e indicaram o caminho da pandemia, apontando problemas e soluções e fazendo denúncias. Em um dado momento, fizemos o papel de uma agência de notícias, já que informações dos governos eram parciais, confusas e conflitantes”, destaca.  

As pesquisas que alimentaram a imprensa

Para manter a opinião pública informada sobre a realidade vivenciada pela rede privada de saúde paulista no enfrentamento ao novo coronavírus (os dados até então eram restritos à realidade do setor público) e tentar transformar em números e estatísticas as dificuldades enfrentadas pelos hospitais na assistência aos doentes, o Sindicato começou a realizar pesquisas junto ao setor representado. Os 30 levantamentos sobre a situação da Covid-19 nos hospitais privados paulistas, realizados entre 2020 e 2022, permitem acompanhar, por exemplo, as curvas ascendentes e descendentes das taxas de ocupação dos leitos clínicos e de Unidades de Terapia Intensiva (UTI), do tempo médio de internação, faixa etária dos internados, problemas paralelos vivenciados pelas instituições hospitalares, entre outros indicadores.  

O livro relata a trajetória e as iniciativas de uma entidade sindical durante a pior crise sanitária em 120 anos. Além dos resultados e gráficos comparativos das pesquisas realizadas pelo SindHosp ao longo da pandemia, ele traz um raio X da crise, como sua evolução e involução, a situação da assistência hospitalar no início do surto, o papel dos hospitais de campanha, o represamento assistencial, o desenvolvimento das vacinas, os impactos sociais e econômicos, detalha a Proposta Saúde São Paulo e mostra a importância dos movimentos solidários que fizeram a diferença em prol da população mais vulnerável. 

A obra traz depoimentos de algumas personalidades, como do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ex-ministro da Saúde, Arthur Chioro; do presidente da Associação Médica Brasileira (AMB), César Eduardo Fernandes; da pesquisadora e membro da Academia Nacional de Medicina, Margareth Pretti Dalcolmo; da diretora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Eloisa Bonfá; e do CEO da Rede D’Or, Paulo Moll.

Objetivos do livro

Entre os objetivos do SindHosp com a publicação destacam-se: contribuir para que os problemas do SUS e do complexo produtivo e econômico da saúde durante a crise sanitária não sejam esquecidos; fomentar discussões para a busca de soluções definitivas para questões estruturais do sistema de saúde brasileiro (incluindo o setor suplementar); estimular as pesquisas nacionais; e promover o desenvolvimento do parque industrial e tecnológico do país, através de políticas públicas que insiram o setor saúde em uma agenda de desenvolvimento econômico e social.

O livro “Vírus Mortal: Os Hospitais Privados Paulistas, o SindHosp e a Pandemia da Covid-19” pode ser adquirido no site do SindHosp – www.sindhosp.org.br.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Candidato a prefeitura de Mulungu/PB tem registro cassado por forjar casamento

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) rejeitou, nesta sexta-feira (04), o registro de candidatura…

4 horas ago

Pagamentos de fianças podem ser realizado via Pix na Paraíba

O pagamento de fianças arbitradas nas delegacias da Polícia Civil na Paraíba já pode ser…

5 horas ago

Tropas do Exército saem de CG para reforçar segurança nas eleições em outras cidades paraibanas

Neste sábado (5), diversos veículos do Exército foram vistos saindo de Campina Grande com destino…

6 horas ago

Polícia encontra carro roubado da equipe de segurança de Lula

A Polícia Civil encontrou na madrugada deste sábado (5) o carro que foi roubado de…

7 horas ago

Eleições: Júnior do Caracol lidera com 57,3% das intenções de voto em São Sebastião de Lagoa de Roça/PB

O Instituto F4 Consultoria e Estatista divulgou, nesta quinta-feira (3), uma pesquisa sobre o cenário…

8 horas ago

Homem é preso com 6kg de droga no bairro Cruz das Armas em JP

Um homem foi preso com cerca de seis quilos de drogas no fim da noite…

9 horas ago