Estomaterapeuta trata ferida crônica e promove autocuidado eficaz

O papel do estomaterapeuta no tratamento de feridas crônicas é fundamental para a recuperação e qualidade de vida dos pacientes. Estomaterapeuta, de acordo com o dicionário Priberiam, é o especialista em estomaterapia que realiza cuidados necessários a portadores de drenos e cateteres, estomias, feridas crônicas, fístulas e incontinências.

No contexto de feridas crônicas, que são aquelas que não cicatrizam dentro do tempo esperado, o papel do estomaterapeuta destaca-se pela abordagem multidisciplinar e científica.

As feridas crônicas são consideradas um grave problema na saúde pública, pois são caracterizadas por sua demora ou dificuldade na cicatrização, o que impacta na qualidade de vida do paciente (Revista Arq. Ciência Saúde UNIPAR, 2023). Essas feridas requerem uma avaliação precisa e contínua do estado da ferida e das condições do paciente, como a circulação sanguínea e o controle glicêmico, facilitado pela expertise do estomaterapeuta.

Um dos principais papéis do estomaterapeuta é o conhecimento científico para a qualidade de vida do paciente como um todo. Segundo SOBEST (2024), com esse conhecimento científico o estomaterapeuta é capaz de fornecer cuidados preventivos, curativos e de reabilitação, com uma abordagem holística, em todas as suas áreas de atuação profissional; como também promover a autonomia de seus assistidos. Com essas informações, o estomaterapeuta pode criar um plano de tratamento personalizado que promove a cicatrização e melhora na qualidade de vida do paciente.

O estomaterapeuta não trata apenas feridas crônicas, ele também educa o paciente e cuidadores sobre o autocuidado e a prevenção de novas feridas, comenta Micheline Sarquis, Membro Pleno da Sociedade Brasileira de Estomaterapia (Sobest) e CEO do Instituto Micheline Sarquis tratamento de feridas crônicas em Belo Horizonte – MG.

A atuação do estomaterapeuta conta com a colaboração multiprofissional. Trabalhando em conjunto com médicos, nutricionistas, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde, eles buscam atender as necessidades do paciente. Essa abordagem integrada lida com a complexidade das feridas crônicas buscando a cicatrização efetiva.

Para mais informações e conhecer os tipos de tratamentos de feridas crônicas, basta
acessar: https://www.institutomichelinesarquis.com

DINO

Recent Posts

Lançamento do pix por aproximação está previsto para fevereiro de 2025

Banco Central (BC) e Conselho Monetário Nacional (CMN) instituíram nesta quinta-feira (4) novas regras do Open Finance (modalidade que compartilha informações de uma…

3 minutos ago

Empresas poderão ser instaladas em presídios da Paraíba para empregar detentos

Um decreto publicado pelo Governo da Paraíba na edição do Diário Oficial do Estado desta…

17 minutos ago

Adriano Galdino recebe título de cidadão lagoacequensse na Câmara Municipal

Nesta quinta-feira (4), a Câmara Municipal de Lagoa Seca/PB terá uma sessão especial para conceder…

1 hora ago

PRF na Paraíba passa a utilizar videomonitoramento nas rodovias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) na Paraíba passou a utilizar a tecnologia do videomonitoramento nas…

2 horas ago

Empresa 7IT completa 14 anos de transformação digital B2B

Empresa de tecnologia é uma das principais atuantes nos segmentos de cibersegurança e cloud computing…

3 horas ago

Partido Verde oficializa apoio a Jhony Bezerra na disputa pela PMCG

O Partido Verde (PV) formalizou nesta quinta-feira (4) seu apoio à pré-candidatura do médico Jhony…

3 horas ago