Automações no data center aumentam eficiência operacional

Os data centers têm um papel importante no suporte à infraestrutura digital global ao hospedarem servidores, armazenarem dados e possibilitarem uma ampla gama de serviços on-line. Com isso, a crescente demanda por capacidade de processamento e armazenamento, a eficiência operacional e um melhor desempenho tornaram-se pontos necessários de atenção.

De acordo com um estudo da Data Center Dynamics, em 2023, o Brasil se destacou como o país latino-americano com o maior número de inaugurações de data centers. Nesse contexto, a automatização de tarefas emergiu como uma solução inovadora, proporcionando benefícios significativos para a gestão eficaz desses ambientes complexos. Nos data centers, o uso dessa ferramenta otimiza processos, reduz erros humanos e acelera a execução de operações rotineiras. Isso se traduz em eficiência operacional aprimorada e permite que as equipes de TI se concentrem em tarefas mais estratégicas e de alto valor. 

Para Davi Lopes, diretor de Distribuição, Inside Sales e Transformação Digital da Schneider Electric, os benefícios para a implantação de sistemas automatizados nos data centers para tarefas são o monitoramento de desempenho e gerenciamento de capacidade,  que resultam em um ambiente mais ágil e responsivo.

Isso também contribui para a redução de custos operacionais, otimizando o consumo de energia, melhorando a utilização dos servidores e minimizando desperdícios de recursos. A automação facilita a conformidade com regulamentações e padrões de segurança, garantindo que as políticas e procedimentos sejam aplicados consistentemente.

“A busca por um desempenho aprimorado é um imperativo constante nos data centers, considerando a crescente demanda por velocidade, escalabilidade e confiabilidade. A automatização permite ajustes dinâmicos na infraestrutura em resposta a picos de demanda, alterações nos padrões de tráfego e outros eventos imprevistos”, explica o executivo.

A implementação de técnicas avançadas, como aprendizado de máquina e inteligência artificial, também possuem importância na otimização do desempenho. Algoritmos podem analisar padrões de uso, prever demandas futuras e ajustar automaticamente os recursos para atender às necessidades específicas.

“Colocar em prática a automação nos data centers requer uma abordagem equilibrada, combinando a tecnologia avançada com uma compreensão aprofundada das necessidades específicas da infraestrutura e das operações. A implementação cuidadosa, considerando os desafios e as necessidades específicas, pode posicionar os centros de dados para atender de forma eficaz às demandas do cenário digital em constante evolução”, ressalta Davi Lopes.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Luta teve traumatismo craniano, mas está bem, diz boletim médico

O médico Roberto Kalil embarcou cedo neste domingo (20/10) a Brasília, para examinar Lula, após ser…

2 horas ago

KFSHRC Pioneiro de Tratamento de Câncer com Terapias Inovadoras e Resultados Excepcionais

RIADE, Arábia Saudita, Oct. 20, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

19 horas ago

Governo da Paraíba lança edital do CFO da Polícia Militar com 30 vagas; inscrições começam dia 4 de novembro

O Governo Paraíba, por meio da Polícia Militar, publicou, neste sábado (19), o edital com…

1 dia ago

KFSHRC Lidera Inteligência de Saúde em Diagnósticos e Cuidado do Paciente

RIADE, Arábia Saudita, Oct. 19, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

2 dias ago

Câmara acata decisão da judicial e empossa Carlão na presidência na 2ª feira

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) anunciou que cumprirá a decisão judicial que resultou…

2 dias ago

Gigante chinesa pode acelerar metas do Marco do Saneamento

A gigante chinesa JingJin apresentará na Fenasan a Prensa Desaguadora – MDS, equipamento que otimiza…

2 dias ago