A Páscoa é uma das datas mais aguardadas pelo comércio, já que a celebração representa um crescimento nas vendas, principalmente de chocolates, peixes e vinhos. Pela estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o comércio brasileiro deverá faturar cerca de R$ 3,44 bilhões, o que representa 4,5% a mais do que o ano passado, já descontada a inflação. Se essa expectativa for confirmada, será o quarto ano seguido de alta nas vendas.
Um levantamento feito pela Globo com 1.051 pessoas, disponibilizado na plataforma Gente, mostrou que de cada dez brasileiros, oito pretendem celebrar a Páscoa comprando chocolates (67%), peixes (55%), além de se reunir ao redor da mesa com amigos e família no almoço (33%), e preparar uma refeição em casa (27%).
Entre os melhores locais de compras, 63% dos respondentes afirmaram que os hiper e supermercados serão os locais preferidos para comprar os ingredientes. A pesquisa mostrou que os consumidores devem buscar os atacarejos e atacadistas (45%) e pequenos mercados de bairro (24%), site ou app de supermercado (18%) e mercado por app de delivery (15%).
Para os lojistas, a época pede criatividade na hora de ampliar as vendas, até mesmo os estabelecimentos que não comercializam produtos relacionados à Páscoa podem aproveitar a oportunidade. “Esse é mais um período que gera grande fluxo de pessoas em shoppings e centros comerciais. É hora de criar promoções e chamar a atenção, seja na loja física ou online”, indica Priscilla Levinsohn, diretora de Marketing do Colinas Shopping, em São José dos Campos, que criou várias atividades no shopping para chamar a atenção do público.
Pensando em estimular estratégias para os empreendedores, o Sebrae Rio preparou um infográfico que indica oportunidades para aumentar as vendas. “Datas comemorativas são importantes para quem quer aumentar receitas e fidelizar e atrair novos clientes. Hoje, o empreendedor precisa ter planejamentos para que o seu negócio seja relevante, como estar presente nas redes sociais, ser criativo na hora de vender, promover interações com os clientes e explorar diversos nichos de mercado”, garante Margareth Carvalho, gerente de Conhecimento e Competitividade do Sebrae Rio.
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