A contagem regressiva terminou. Um grupo de alunos e professores da Faculdade de Medicina FACERES embarcou rumo a Heliodora, em Minas Gerais, para participar da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon. A expedição, que acontecerá até dia 31 de janeiro de 2025, pretende transformar a realidade da comunidade local, com cerca de seis mil habitantes.
Composto por duas professoras e oito alunos, o grupo da FACERES levará consigo uma bagagem repleta de projetos cuidadosamente planejados para atender às necessidades da região. As ações abrangem diversas áreas, como saúde, educação, cultura e meio ambiente, buscando promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.
Entre os projetos que serão colocados em prática, destacam-se:
A aluna de medicina e vice-presidente do Núcleo do Rondon na FACERES, Alessandra Resende Romanielo, expressa a empolgação do grupo para a partida: “Estamos muito animados para finalmente colocar nossos projetos em prática e contribuir para o desenvolvimento da comunidade de Heliodora. Esperamos que as oficinas que elaboramos possam levar conhecimento, informação e desenvolvimento para as pessoas que vamos atender.”
A professora adjunta Talita Valentino, que participou da viagem precursora, reforça a importância do planejamento prévio para o sucesso da expedição: “A visita a Heliodora foi fundamental para alinharmos nossas propostas às necessidades reais da comunidade. Trabalhamos em conjunto com a prefeitura, lideranças locais e moradores para garantir que nossas ações sejam efetivas e tragam benefícios duradouros.”
A preparação, complementa a professora, garante que as atividades atendam aos objetivos do Projeto Rondon, como a inclusão social e a busca por soluções sustentáveis. “Ter esse contato direto com autoridades, educadores, profissionais de saúde, comerciantes, produtores e empreendedores locais, garante que as atividades atendam aos objetivos do projeto, como oferecer soluções sustentáveis para a inclusão social”.
Dra. Patrícia Cury, professora da FACERES ressalta a honra de participar de um projeto com mais de 50 anos de história, que une a troca de experiências entre alunos universitários e a comunidade local. “Esperamos fazer uma troca de experiências muito bonita, que vai enriquecer a todos e contribuir com uma maior cidadania e solidariedade entre as pessoas, especialmente nesse mundo tão polarizado e egoísta. Se eu puder definir o Projeto Rondon em uma palavra, seria aprendizado!”
A participação no Projeto Rondon representa uma oportunidade para os estudantes da FACERES aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática e vivenciarem uma outra realidade social. A experiência visa proporcionar aos futuros profissionais da saúde uma visão mais ampla do Brasil e fortalecerá a importância do trabalho em equipe para a promoção da saúde e do bem-estar social.
A cobiçada premiação celebra a McAfee por oferecer uma poderosa proteção contra malware sem deixar…
BIC lança campanha com produtos voltados para escrita manual, com foco no desenvolvimento da expressão…
Salles Neto falou sobre sua trajetória profissional
Linha exclusiva de Bombas d’água e Moto-Compressores será apresentada ao mercado em dezembro, trazendo novidades
Com a expansão das vagas permanentes e temporárias prevista para 2025, empresas enfrentam o desafio…
Com a expansão das PMEs, a consultoria empresarial surge como um apoio essencial para superar…