COP 28 visa acelerar a mitigação das mudanças climáticas

Dubai, nos Emirados Árabes, sediará do dia 30 de novembro até doze de dezembro de 2023, a 28ª edição da Conferência das Partes (COP 28), evento anual promovido pela Organização das Nações Unidas, com a participação de representantes do setor público, setor privado e sociedade civil, dos países-membros da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (UNFCCC).

Neste evento os países tentarão encontrar fórmulas para reduzir o impacto e o alcance das mudanças climáticas em curso. A produção agrícola será um dos principais temas das discussões, as quais fundamentam as decisões a serem tomadas pelos governos dos países participantes.

“A ideia de que os países tenham responsabilidades diferenciadas para que possam atender às necessidades básicas de suas populações em comparação com os países desenvolvidos esbarra em impactos quando se trata de alterações climáticas”, enfatiza a economista Vininha F. Carvalho, editora da Revista Ecotour News.

O Brasil, no âmbito do Acordo de Paris, se comprometeu, até o ano de 2025, reduzir suas emissões de GEE em 37% e, até 2030, reduzir em 43%, tomando-se por base em ambos os casos as emissões de 2005. Já em 2060 o Brasil se comprometeu a atingir a neutralidade climática.

Além dos progressos com relação às metas estabelecidas pelo Acordo de Paris, a COP 28 tocará em pontos como: a adoção de medidas para acelerar a transição energética; a necessidade de se alterar o uso da terra e os sistemas de alimentação; e os instrumentos/mecanismos capazes de propiciar aos países em desenvolvimento investir em ações climáticas, com foco na natureza e nas pessoas. “Além disso, a COP 28 pretende ser a mais inclusiva de todas as conferências realizadas até o momento”, salienta Vininha F. Carvalho.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Taxa de desocupação da Paraíba recua para 7,8% no 3° trimestre de 2024, revela IBGE

Com o crescimento das oportunidades de trabalho e melhora da empregabilidade, a desocupação dos trabalhadores…

8 horas ago

Congresso Advocacia 5.0 abordará o futuro do Direito

Nos próximos dias 28 e 29 de novembro, o universo jurídico será impactado pelo Congresso…

1 dia ago

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

2 dias ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

2 dias ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

2 dias ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

2 dias ago