Aumento da computação em nuvem nas empresas

De acordo com dados coletados pela Gartner e publicados em 2021, espera-se que, até o ano de 2025, 85% das empresas estejam utilizando computação em nuvem (cloud computing). Concentrando os esforços nessa modernização, cada vez mais, as organizações reconhecem os benefícios e adotam uma série de medidas que remodelam o jeito de fazer negócios, o que as prepara para novos desafios.

Para Davi Lopes, Diretor de Distribuição e Divisão de Secure Power da Schneider Electric, uma das principais características da computação em nuvem é a comodidade de fornecer e receber recursos de TI sob demanda, com as empresas podendo ter a oportunidade de acessar diversos serviços de várias partes do mundo de maneira remota, com segurança.

Para aproveitar essa e outras vantagens, a adoção dessa ferramenta dentro das companhias faz com que seja necessário o investimento em infraestrutura, como resoluções de energia, resfriamento e rede, pois esses são os primeiros passos para quem busca manter o serviço de conectividade por nuvem. “Essa manutenção garante que não aconteçam erros, como períodos de inatividade. Outro ponto é sobre a segurança física e cibernética, que possibilitam melhorias realistas e tangíveis”, ressalta o executivo.

A padronização de novas estratégias e de novos serviços pode promover uma discussão a respeito da segurança. Até onde essa computação é segura e a partir de onde se torna necessário investir em medidas mais avançadas, que garantem a integridade do trabalho. Diversas ferramentas, como criptografia de dados, autenticação multifatorial e monitoramento contínuo do ambiente, são algumas opções que podem ser citadas. A adoção dessas soluções fortalece a segurança e contribui para o melhor desempenho operacional dentro das organizações.

“A ascensão da computação em nuvem continua a remodelar o cenário empresarial. As instituições que andam em dia com as atualizações tecnológicas e as medidas necessárias para assegurar a privacidade e a segurança não só se posicionam, como se tornam grandes nomes e símbolos da inovação, além de proteger dados sensíveis e garantir resultados melhores dentro dessa nova onda de modernidade”, finaliza Davi.  

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Cocriação se consolida em setores tradicionais do mercado

Dezenas de clientes participaram do desenvolvimento da atualização do aplicativo Amil Clientes, que permite o…

5 minutos ago

Debate entre candidatos à prefeitura de Soledade/PB acontece nesta terça (24)

evento acontece a partir das 19h.  O Sintab de Soledade e o Blog do Márcio…

9 minutos ago

Wella anuncia cabeleireiro do Sul para time exclusivo

Bruno Goulart, de Tubarão (SC), passa a integrar um seleto grupo de profissionais que podem…

16 minutos ago

Episódios de conexão ESG oferecem trilha educacional

A Elevar Energia lançou a "Conexão ESG", uma série de episódios curtos e práticos sobre…

27 minutos ago

Investimento imobiliário em Cascais atrai brasileiros

Cidade oferece um estilo de vida sofisticado e tranquilo, com uma infraestrutura de alto padrão…

37 minutos ago

EcoRodovias iniciará 217 km de obras de ampliação até 2025

Por meio de 11 concessionárias que atuam em oito estados, a EcoRodovias tem o compromisso…

46 minutos ago