Mortes por HPP acendem alerta entre gestantes

Um caso recente de hemorragia pós-parto (HPP) acendeu ainda mais a luz de alerta para os cuidados que são necessários para reduzir os riscos de complicações e de morte de gestantes. A esposa do influencer Tiago Toguro, Nara Paraguaia, apresentou problemas durante o parto e chegou a receber 3 litros de sangue, além de ter seu útero retirado, o que a impedirá de ter uma segunda gestação. A boa notícia é que o bebê nasceu saudável.

A importância de se falar sobre HPP é reforçada por números que mostram que 830 mulheres morrem em todo o mundo por complicações relacionadas à gestação ou ao parto, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). E no Brasil, a segunda maior causa de morte é a HPP.

Segundo a Dra. Juliana Clemente, médica ginecologista obstetra especialista em medicina fetal e gestação de alto risco, há vários fatores de risco e toda gestante precisa ser classificada com alto, médio ou baixo risco de apresentar a HPP. “Ao ser classificada com alto risco, as primeiras medidas são procurar por uma equipe médica que tenha experiência com casos de HPP e procurar por maternidades que tenham protocolos relacionados à hemorragia durante o parto, além de um banco de sangue e uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, acrescenta a Dra. Juliana Clemente.

Há uma série de protocolos que podem salvar a vida da gestante, inclusive a retirada do útero, também conhecida como histerectomia. “A histerectomia é talvez a última medida, mas também pode ser a única para salvar a vida da mãe”, completa a Dra. Ju Clemente.

A HPP acontece quando a gestante tem perda de 500ml de sangue durante o parto normal, 1000ml de sangue após parto cesárea ou qualquer perda de sangue via genital gerando instabilidade hemodinâmica. “A principal orientação é mesmo buscar uma equipe médica treinada e experiente e uma maternidade preparada com protocolos para HPP”, conclui a Dra. Juliana Clemente.

DINO

Share
Published by
DINO

Recent Posts

Decisão do TJSP beneficia a holding familiar

Modelo societário possibilita a centralização de bens de uma família em uma pessoa jurídica, facilitando…

5 minutos ago

Polícia identifica suspeito de matar jovem que foi encontrado enterrado em Cubati/PB

A Polícia Civil identificou o suspeito de matar a tiros o jovem Hiverton Nier, de…

6 minutos ago

Como o ar-condicionado pode ser importante nas mudanças de temperatura

Especialista da Fujitsu General do Brasil explica como o ar-condicionado ajuda a manter um ambiente…

13 minutos ago

Kenvue impulsiona a estratégia de ação climática

O primeiro relatório da Força-Tarefa sobre Divulgações Financeiras Relacionadas ao Clima (TCFD) incrementa a transparência…

19 minutos ago

Empresas adotam iniciativas de autocuidado no Setembro Amarelo

Com a chegada das campanhas de setembro amarelo, diversas empresas têm se movimentado para trazer…

28 minutos ago

Iniciada a consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda 2024

Foto: Agência Brasil A partir desta segunda-feira (23), cerca de 511 mil contribuintes que entregaram…

36 minutos ago