10 benefícios de tirar um cochilo depois do almoço

Tirar um cochilo depois do almoço é um hábito de muitas pessoas, que acontece de forma natural, porque sentem necessidade.

De acordo com a Fundação Nacional do Sono dos Estado Unidos, 85% das espécies de mamíferos dormem por poucos períodos no decorrer do dia. Então, considera-se este um hábito necessário, pois é feito de forma natural.

Mas diferente da maioria dos mamíferos, os humanos não seguem sua natureza e se privam do sono, seja ao longo do dia ou mesmo quando deveriam passar 8 horas dormindo à noite. Veja quais são os 10 benefícios que seu corpo teria se você reservasse meia hora de descanso após o almoço:

1. Aumento da produtividade

Quando você cria o hábito de dormir até 30 minutos após o almoço, seu corpo desperta mais produtivo para continuar as atividades da tarde. Mais do que meia hora não é recomendado, pois o sono entraria na fase profunda, e você acordaria mais cansado.

2. Autodefesa contra Síndrome de Burnout

A Síndrome de Burnout é a exaustão trazida pela rotina. O cochilo ajuda o corpo a relaxar e fazer uma pausa para não se sentir sobrecarregado ao longo de um dia cansativo.

3. Redução do risco de acidentes

Especialmente se você não dormiu o suficiente à noite, pode ser perigoso passar o dia cansado, principalmente se vai dirigir ou trabalhar em área de risco de acidentes de trabalho. A soneca ao longo do dia restabelece seu organismo, deixando-o mais alerta e com menos risco de adormecer ou perder a atenção.

4. Diminuição do consumo de guloseimas

Quando estamos trabalhando muito cansados, tendemos a comer para “acordar” e continuar no ritmo. Porém, quando estamos descansados e bem dispostos, conseguirmos nos manter mais focados nas tarefas e longe dos alimentos desnecessários que fazem mal à saúde.

5. Melhora na tomada de decisões

A privação do sono atinge o córtex pré-frontal do cérebro que é o responsável pela tomada de decisões. Quando se sente muito cansado, pode acabar tomando decisões erradas por impulso, apenas para não ter que lidar com as situações que lhe cansam ainda mais.

6. Aumento da criatividade

Um cérebro criativo precisa estar bem acordado, disposto e atento a tudo que acontece em volta para que as novas ideias sejam captadas e selecionadas de forma útil.

7. Melhora da frequência cardíaca

Um corpo cansado fica mais lento, reduzindo os batimentos cardíacos. Com isso, o coração deixa de ser estimulado da mesma forma que seriam caso a pessoa estivesse em plena atividade.

8. Melhora da memória

De acordo com pesquisadores da Universidade de Saarland, na Alemanha, tirar um cochilo de 45 minutos pode melhorar a memória em até 500%.

9. Aumento da sensação de felicidade

O impulso da felicidade aparece quando estamos nos sentido bem dispostos, o que acontece logo após uma boa soneca, fazendo com que a tarde seja mais animada e produtiva.

10. Regula os sistemas do corpo

É importante que a soneca seja planejada para que o corpo acostume com ela, assim como sabe que você irá dormir à noite. Dessa forma, cria-se uma rotina para que o organismo trabalhe de forma mais eficiente e você sinta o resultado nas atividades diárias.

DICAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DO SONO

Além do cochilo após o almoço, o sono noturno também é fundamental para a reparação do organismo. Veja estas dicas para melhorar a qualidade do seu sono noturno:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *